Unip inicia Semana de Enfermagem

A ideia fundamental é mostrar a importância do profissional de enfermagem

Começou ontem (15) à noite na Unip de Araçatuba a Semana de Enfermagem com o tema “Enfermagem, uma voz para liderar: a saúde é um direito humano”. A ideia fundamental é mostrar a importância do profissional de enfermagem além da prestação de cuidados de saúde, como em questões sociais, econômicas e políticas, contribuindo – com seus talentos e visão de profissional da saúde – para construção de uma sociedade mais justa, sustentável e igualitária. A proposta do tema é do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

Na abertura oficial do evento, no teatro da Unip (Universidade Paulista), a conselheira do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) Clea Soares Rodrigues falou com os convidados sobre o tema principal da semana.

Além de palestras, estão programadas para hoje (16) sete oficinas com vários eixos temáticos, como “A segurança do paciente”, ministrada pela coordenadora do curso da Unip, Neuza Alves Bonifácio e pela professora da universidade e delegada regional adjunta da Seccional do Conselho Regional de Farmácia, Aparecida de Fátima Michelin.

De acordo com o diretor da Unip de Araçatuba, Hélio Negri, a instituição recebe a solenidade de abertura pelo quarto ano consecutivo. “O enfermeiro tem um papel fundamental na convalescença do paciente, tão importante quanto o do médico.

E jornadas como essa são importantes para discutir entre os alunos o que está sendo discutido sobre a profissão e apresentar uma perspectiva promissora no campo que o aluno escolheu. Hoje se fala muito em fortalecer a presença do aluno e a nossa intenção é privilegiar a prática, tanto na enfermagem como em outras que fizemos de demais cursos”, afirma.

Durante todo o mês de maio, o Coren promove diversas atividades gratuitas nas cidades com suas representações, na capital, no litoral e no interior, com mais de 30 eventos. Em 12 de maio foi comemorado o Dia Internacional da Enfermagem.
LINK CURTO: http://folha.fr/1.404709