Dupla Mayck & Lyan fará o encerramento da programação

Uma virada à caipira

Ação em Araçatuba promete resgatar cultura típica do Interior

Reunindo esforços para preservar cada vez mais a tradição caipira, a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, em parceria com Birigui, Buritama, Lourdes, Mirandópolis e Nova Luzitânia, realiza nesta sexta (24) e no sábado (25) a 1ª Virada à Moda Caipira. 

Na sexta, o evento começa às 20h, no Teatro Castro Alves. O público assistirá ao show "Tributo à Cultura e à Música Caipira". Numa nova apresentação sobre o mundo caipira, os artistas Duxtei Vinhas Itavo, Cidinha Baracat, Manuela Trujillo, Yara Pedro de Carvalho, Daniel das Flores, Osvaldinho Berranteiro, Virgílio Trevizan "Serestino", Paulo Cardoso e Waldir Silva dão início aos festejos partindo da música de raiz às contações de causos e poesias. A entrada é gratuita. 

As atrações de sábado começam às 11h e serão regadas com muito show sertanejo e delícias da culinária típica, que serão oferecidas por entidades assistenciais durante toda a festa, com previsão de encerramento às 23h. A "Virada à Moda Caipira" também tem apoio da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).

BARRACAS
Para incrementar o espaço, barracas de artesanato também estarão dispostas na avenida que dá acesso ao Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, a Dr. Alcides Fagundes Chagas, no bairro Aviação. O local será fechado para receber os munícipes, sem prejudicar os motoristas, pois há outras ruas paralelas que dão acesso à localidade. 

Para a secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques, a escolha do espaço é um "balão de ensaio" para a realização de novos eventos, numa via que, mesmo interditada, não atrapalhe o fluxo de veículos. 

ATRAÇÕES
A programação musical, feita com apoio das cidades parceiras do evento, promete agitar o sábado. Quem comparecer acompanhará aos shows da Figueira da Viola (Araçatuba); Conto Boiada (Nova Luzitânia); Lucas Timottio (Mirandópolis); Adriany Maceno (Buritama); Ronyy Souza & Leo Viola (Lourdes); Rafael Ribeiro (Lourdes); Luuh Barboza (Lourdes); Du Viola & Damasceno (Araçatuba); Augusto César & Leandro (Araçatuba); Parreira & Tocantins (Araçatuba); Agner & Bruno e Mário Bonfim (Birigui) & Paulo Maya (Araçatuba).

A dupla que fará o encerramento é Mayck & Lyan, uma das mais tradicionais do segmento sertanejo do país. Com canções voltadas ao estilo raiz, a dupla se destaca pela qualidade da harmonia de suas vozes, jeito carismático de lidar com o público e de interpretar músicas sertanejas e pagodes (viola e violão). 

POLO CULTURAL
Tieza ressaltou que a intenção da Prefeitura é levar o evento ao "status de festival do interior", devido à forte presença da cultura caipira em todo o Estado. "É a primeira vez que estamos fazendo esse evento, com 12 horas de duração, além do show de abertura. A Virada à Moda Caipira foi planejada ao gosto e sabor de toda a nossa população. Por isso, todas as famílias estão convidadas a comparecer e curtir muito esta festa, que terá desde o sertanejo raiz até o universitário", ressalta a secretária.

Ela também falou da importância da união com os municípios para a realização da Virada. "Isso é muito importante. É preciso que haja essa conexão e esse relacionamento, pois isso servirá para o crescimento de todas as cidades que participam. Não é um evento apenas de Araçatuba, mas também de Birigui, Buritama, Lourdes, Mirandópolis, Nova Luzitânia e toda a região." 

A secretaria também falou sobre a importância de Araçatuba se tornar "polo regional" em cultura, a fim de "dar oportunidade para todas as cidades da região, já que estamos longe de São Paulo e das grandes ações culturais".

SERVIÇO
Virada à Moda Caipira

Sexta-feira (24):
Abertura: 20h - Show "Tributo à Cultura e 
à Música Caipira",
Horário e local: 20h30, no Teatro Castro Alves

Sábado (25):
Shows e culinária sertaneja
Horário: das 11h às 23h
Local: Avenida Dr. Alcides Fagundes Chagas, bairro Aviação (Avenida de acesso à Expô)

Realização: Secretaria da Cultura em parceria com os municípios Birigui, Buritama, Lourdes, Mirandópolis e Nova Luzitânia

Apoio: APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).

LINK CURTO: http://folha.fr/1.374766