Clínica na Universidade Paulista envolve diversas áreas e atende pacientes após encaminhamento médico

Só em 2016, quatro universidades fizeram mais de 36 mil atendimentos à população em Araçatuba

Instituições de ensino superior vão além da formação

A formação profissional de alunos matriculados não é o único item oferecido por instituições de ensino superior em Araçatuba. Faculdades, universidades e centros universitários instalados no município prestam serviços à comunidade, que vão desde consultas clínicas a assistência jurídica, além de oferecerem ações de capacitação.

Só no ano passado, quatro delas somaram mais de 36,6 mil atendimentos gratuitos ou a custos acessíveis à população. As atividades são realizadas por estudantes, sob orientação de professores, o que colabora com a formação prática dos alunos.

Só o campus da Unip (Universidade Paulista) em Araçatuba concentrou 13.670 atendimentos, que envolveram a áreas de Saúde, Direito e Psicologia. O diretor da unidade, Hélio Negri, explica que o objetivo é difundir o saber com a articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em consonância com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho. 

MISSÃO
“Quando realiza atividades gratuitas voltadas a essas demandas sociais, a universidade se aproxima, mais concretamente, de sua missão, com benefícios a todos”, diz o diretor. Ele avalia que o trabalho nas clínicas e laboratórios sob a supervisão de docentes dá condições ao desenvolvimento da potencialidade dos alunos, possibilitando ao novo profissional a inserção no mercado de trabalho e a chegar a soluções criativas para os problemas enfrentados pela sociedade. 

Um dos espaços com serviços oferecidos é o laboratório de avaliação nutricional. Lá, professores e estudantes do curso de Nutrição realizam avaliações nutricionais por meio do histórico clínico do paciente interessado em alimentação saudável. 

A partir do exame, eles indicam condutas terapêuticas às pessoas atendidas. Os pacientes são acompanhados quinzenal e mensalmente, oportunidade em que é verificada a composição corporal deles. A universidade também tem clínica de enfermagem com consultas periódicas gratuitas e palestras educativas. Outro atendimento gratuito oferecido pela instituição é na área de fisioterapia, voltado para pacientes com encaminhamento médico. 

A clínica de fisioterapia da instituição envolve as áreas de fisioterapia neurológica, fisioterapia ortopédica e trau-matológica, hidroterapia, fisioterapia preventiva, fisioterapia cardiorrespiratória, fisioterapia em saúde da mulher, fisioterapia geriátrica e gerontológica e fisioterapia esportiva. 

A Unip concentra ainda um centro de psicologia aplicada com atendimento grátis a crianças, adolescentes e adultos, além de escritório de assistência jurídica voltado a pessoas sem condições para pagar honorários advocatícios e despesas judiciais. 

VEJA AQUI OUTRAS REPORTAGENS SOBRE A SÉRIE
'O ENSINO A SERVIÇO DA COMUNIDADE'
LINK CURTO: http://folha.fr/1.357059