Dilador durante reunião com vice-prefeita e vereadores; no destaque, o Hospital Santana

Pronto-Socorro Municipal de Araçatuba será transferido para o Hospital Santana

No mesmo local funcionará o Samu

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB) anunciou no início da noite de terça-feira (23) que o Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce, do bairro Santana, será transferido para o Hospital Santana, no bairro São Joaquim. No mesmo local funcionará o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e uma unidade de dispensação de medicamentos. O tucano disse que a administração estudava a transferência do serviço, e que foi sacramentada com o apoio dos vereadores, inclusive da comissão de Saúde.

As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura. Dilador ressaltou que a local para onde será transferido o serviço é estratégico, por conta do sistema viário, que facilita a chegada ao hospital, por estar na região central e próximo do Terminal Urbano, e também do Restaruante Popular. 

“O novo endereço se tornará um complexo de facilidades que melhorará a qualidade de vida da população, pois vai dispensar deslocamentos e gastos com transportes, economizando dinheiro e tempo, tanto para quem é atendido como para quem precisa adquirir medicamentos e fazer refeições”, destacou.

CHAMAMENTO
A secretária de Saúde, Carmem Guariente, prevê que entre 90 a 120 dias o serviço de pronto-socorro iniciará o funcionamento em novo endereço. “O chamamento deve logo ser publicado, vai entrar agora pra avaliação pelo Jurídico da Prefeitura e, assim que terminar, iniciaremos o processo de publicação do edital. Nossa previsão é que até março, se não houver problema na licitação, já tenhamos a entidade vencedora, para podermos então fazer as adequações e iniciarmos o atendimento.”

Carmem destaca pontos importantes, como o aparelho de raio X reserva, que será cedido pelo hospital e vai permitir não ter interrupções nos atendimentos e necessidade de encaminhar para a Santa Casa. “Outra decisão importante, que tem origem também de sugestões do legislativo, é que haja exames laboratoriais, que não há no PS atual e demandam que sejam feitos na Santa Casa, com transporte de pacientes. Com essa mudança, o PS municipal passa a ser mais resolutivo, com laboratório já contratado funcionando lá dentro, e tudo fica mais rápido”, afirmou.

Ela destacou que o atendimento de pediatria 24 horas no PS e a farmácia interna de dispensação evitarão deslocamentos e facilitará o acesso aos medicamentos prescritos na urgência e emergência. "Teremos assim uma melhora na qualidade do atendimento, trabalhando humanização, tendo o serviço todo no mesmo prédio, número maior de médicos, além do Samu, que ficará numa instalação adequada e com funcionamento agilizado”, ressaltou.

Segundo o prefeito, o prédio atual do PS será reformado e continuará disponível para a Saúde Municipal, servindo para abrigar serviços deslocados em caso de novas exigências sobre estruturas que venham a ficar prejudicadas e tenham paralisação exigida pelo Ministério Público, por exemplo.

DEMANDA
Por conta da interdição do Pronto Atendimento do bairro São João, interditado desde 1º de janeiro devido a danos no telhado provocados por um temporal, os atendimentos foram transferidos para o pronto-socorro do Santana. As obras do PA do São João seriam iniciadas o mais breve possível e o atendimento retomado assim que os trabalhos forem concluídos.

LINK CURTO: http://folha.fr/1.385672