Marco Antônio Viol, líder do Siran: Expô vem com a finalidade de trazer motivação

Pecuária em crise: Queda no consumo per capita afeta mercado, avalia Siran

Principal problema está nos preços represados

De acordo com o presidente do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Marco Antônio Viol, a perspectiva de consumo per capita anual de carne bovina caiu de 40 para 28 quilos. 

Porém, ele esclarece que a queda do consumo é um dos fatores que afetaram o mercado. “Você tem uma somatória de economia ruim com a ‘Carne Fraca’ atingindo as exportações e a crise da maior empresa de proteína animal que é a JBS”. 

De acordo com Viol, o principal problema para o produtor está nos preços represados. “É um cenário doloroso.” Para ele, a expectativa de melhora não é para curto prazo. 

Contudo, o presidente do Siran destaca que a Exposição Agropecuária de Araçatuba, que terá início no dia 7 de julho, vem com a finalidade de trazer motivação aos pecuaristas para que não fiquem inertes. “Eles têm que se movimentar. Nós estamos trazendo seminários voltados para a pecuária como vetor de motivação que tratarão de como trabalhar em um momento difícil com o atual.” 

SEM PRECEDENTES
Há aproximadamente 30 anos atuante na pecuária, o produtor Alexandre Coccapieller Ferreira, que mora em Araçatuba e tem criações no Mato Grosso do Sul, diz que a crise pela qual o setor passa é sem precedentes na história. “O preço está muito ruim. O valor dos insumos não caiu nada, mas a arroba caiu 20%”, diz. 

Na percepção de Ferreira, embora o valor do boi gordo tenha diminuído, a queda não foi repassada para o consumidor final da mesma forma, o que não gera reflexo em alta de consumo. “Quem está usufruindo são os frigoríficos, a margem de lucro deles aumentou.” 

O pecuarista relata que muitos produtores estão temerosos em vender para a JBS. Com isso, os frigoríficos menores estão recebendo mais gado e pagando menos pelo produto. 

De acordo com Ferreira, a expectativa do setor é de que a entressafra reduza disponibilidade de bois e as cotações voltem a subir.


VEJA AQUI OUTRAS REPORTAGENS ESPECIAIS SOBRE
'A PECUÁRIA EM CRISE'



LINK CURTO: http://tinyurl.com/ycnehehu