Tinti (destaque) baixou decreto para dar existência jurídica ao Peba

Parque Ecológico Baguaçu foi a 'menina dos olhos' de Tinti

Obra começou no primeiro ano de seu mandato

Em 1986, ameaçado de cassação pela Câmara, Cinti renunciou ao mandato. Quem assumiu foi Tinti, que ficou no poder até janeiro de 1989. Entre suas realizações, destaca-se a criação do Peba (Parque Ecológico Baguaçu). A reserva ocupa nove hectares entre a avenida Waldir Felizola de Moraes e a rua Baguaçu, na área urbana. “Foi a minha ‘menina dos olhos’”, afirmou Tinti. 

Segundo ele, a obra começou já no primeiro ano de seu mandato. “Para mim, o Parque Ecológico era uma questão prioritária. Era preciso cuidar da natureza. Estava havia anos na minha cabeça”, afirmou. 

ESTUDOS
Tinti contou que, a princípio, pediu estudos da região, além de solicitar ao setor de planejamento a delimitação da área. Em seguida, baixou decreto para dar existência jurídica ao Peba. “Teve um pessoal que agarrou o projeto para valer. Ele entusiasmou grupos da cidade, que se ofereceram para ajudar, como o grupo dos escoteiros e o Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba)”, contou Tinti. 

Foram plantadas várias árvores, segundo Tinti, sendo que algumas mudas inexistentes na região foram trazidas de outros lugares, como o Estado de Mato Grosso. Ele contou que a obra terminou em 1988. Mas, comentou que, após ter começado, a “construção” do Peba não pode ter fim. “"Tem que ir tomando conta. Não pode parar. É preciso ir plantando, cuidando dos animais.” 

Para Tinti, o Peba não é importante só para Araçatuba. “Se todas as cidades fizessem igual, estaríamos protegendo o meio ambiente, com reflexos no clima”, assinalou. “É uma preocupação de poucos prefeitos, pois eles querem obras de concreto, que dão visão e voto. Não estava preocupado com isso”, concluiu.

VEJA AQUI OUTRAS REPORTAGENS SOBRE A SÉRIE
'EX-PREFEITOS DE ARAÇATUBA E SUAS MARCAS'
LINK CURTO: http://folha.fr/1.360116

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook