No PS Municipal há quem diga que médicos não olham nem na cara dos pacientes

Pacientes de Araçatuba pedem atendimento humanizado

Elogio feito pelo prefeito a setor gerou manifestações contrárias

Pacientes atendidos nas unidades da rede pública de saúde de Araçatuba reclamam da falta de humanização por parte dos profissionais. Após a Folha da Região ter publicado, em sua página no Facebook, matéria em que o prefeito Dilador Borges (PSDB) elogia o setor, dizendo que melhorou nos seus primeiros seis meses de mandato, mais de cem pessoas comentaram o assunto, a maioria com lamentações.

O post foi feito no dia 10 de julho, às 16h11. Até 14h40 do dia 12, havia 180 curtidas, 20 compartilhamentos e 111 comentários. A maioria dos internautas cita a falta de medicamentos, médicos especialistas, demora em consultas e exames, além da falta de humanização e respeito no atendimento por parte de agentes comunitários de saúde, recepcionistas, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos.

A reportagem entrou em contato com esses pacientes, mas eles preferiram não se identificar por medo de represálias. Um deles contou que, há três meses, procurou o Pronto-Socorro Municipal com suspeita de dengue e a recepcionista do local nem sequer olhou para ele no momento de digitar os dados pessoais na ficha de atendimento. “Ela estava no Whatsapp e colocou as informações erradas na ficha. Até demorou a consulta por conta disso. As pessoas são grossas, não têm amor no coração”, ciriticou o usuário.

Outra paciente, que está grávida, chamou de “mal-educadas” enfermeiras que atuam na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim TV, pois, segundo ela, não informam o nome do médico que atende na unidade quando questionadas. “As agentes de saúde também nunca sabem informar nada. Prefeito Dilador, apareça de surpresa na UBS para ver o tanto de gente sentada com serviço para fazer”, pediu ela.

Usuários da rede pública de saúde afirmam ainda que há profissionais despreparados. Médicos do do Pronto-Socorro Municipal têm sido alvo de críticas. 
“Deveriam, no mínimo, olhar na cara do paciente.” Na opinião de outros, os funcionários deveriam ser submetidos a reciclagem.
esforços

Em nota, a Prefeitura de Araçatuba informou que tem feito todos os esforços para melhorar a qualidade do atendimento na área de saúde, tendo a humanização como “pedra fundamental”. 

LINK CURTO: http://tinyurl.com/y9j9vdqk