O fantástico mundo dos supermercados

Maior evento do setor supermercadista reuniu as maiores marcas na última semana em São Paulo

Concentrando o maior número de representantes do setor supermercadista do País, a Apas Show 2018 registrou números expressivos e comprovou a condição de ser a maior plataforma de negócios do setor. Maior evento de supermercados do mundo, as dependências da Expô Center Norte foram tomadas por 738 expositores, sendo 200 internacionais, de 19 países, como Estados Unidos, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e Uruguai.

A 34ª edição teve como tema “Nós Amamos Supermercados”, abordou as relações entre os elos da cadeia de abastecimento, que começa nos produtores, passa pela indústria, distribuidores, supermercados, até, finalmente, chegar ao cliente final.
Personalidades como Nöel Prioux, CEO do Carrefour, Peter Estermann, presidente do GPA, Walter Faria, CEO da Coca-Cola, Robert Schimit, da Rede Globo, Carlos Moyses, do IFood e Leandro Karnal, da Kratos Klio, dentre outros profissionais de renome palestraram para os presentes.

NOVIDADES
As inovações foram o foco principal dos estandes na feira. Na esteira das novidades, a Selmi – uma das maiores e mais tradicionais indústrias de alimentos do Brasil e detentora das marcas Renata e Galo, apresentou ao público uma série de inovações e novidades de suas marcas. No segmento de biscoitos, os recheados Renata Divertix Miraculous - as aventuras de Ladybug, chegam nos sabores morango, chocolate e brigadeiro.

A empresa segue com forte investimento em inovação e tecnologia para a expansão de seus processos fabris, além de criação de novos produtos e embalagens para os consumidores. Para 2018, a empresa aumentou sua produção diária de biscoitos, tamanho o sucesso dos itens para a companhia que cresceu 15% em 2017, mesmo diante da a um mercado estável no setor.

Outra novidade é o Chef Olivier Anquier como estrela da nova campanha da marca Renata: “Seu Dia mais Feliz”.
Marcelo Guimarães, diretor comercial da Selmi, enfatizou as inovações apresentadas e destacou o caráter inovador da empresa. “Para nós, é uma tradição investir na maior feira de supermercados do mundo. Nosso principal lançamento é o biscoito recheado Renata Divertix Miraculous. Essa mudança por si só já deu uma rejuvenescida e uma atualizada no produto. A gramatura também foi alterada”, enfatiza.
 

MÓVEIS
Já a Pró-Market, que produz móveis e equipamentos de serviço para supermercados levou inovações na exposição de pães especiais, cervejas premium e embalagens quentes para rotisseria.

O sócio-proprietário da fabricante, José Mário Benjamin, enfatizou que a marca “tem se preocupado em melhorias de processo para poder favorecer a velocidade de atendimento ao cliente”. “Hoje, o supermercadista quer compromisso de uma empresa séria, quer agilidade nas soluções”.

José Mario também ressalta que os supermercados estão de olho nos clientes de alto padrão (classe A e B) e com isso os produtos necessitam de uma outra visibilidade. “Estamos prestando atenção na ergonomia das peças. É uma preocupação que vai desde os primeiros anos até os consumidores sênior”, afirma.

A empresa apresentou dispositivos impermeáveis para as folhagens (verduras e legumes), que oferecem a possibilidade de colocar nebulizadores, além de expositores exclusivos para produtos a granel. “Esses produtos a granel se, são oferecidos, são muito procurados, porque o cliente quer fazer a parte de se servir, além de sentir que o supermercado confia nele”, conclui o empresário.

SEGURANÇA E PRATICIDADE

No âmbito da segurança, a marca Droid apresentou uma série de ítens que impedem pequenos e grandes furtos, dos mais variados produtos. A grande novidade foram as chaves de segurança dos produtos de alto valor.

Já as gancheiras mecânicas, que dispensam um produto por vez a cada vinte segundos foram uma novidade para impedir arrastões. As gancheiras também oferecem a opção de sistema com chave de segurança. “Essa ferramenta consiste num equipamento que dispensa um produto da gancheira e só libera outro 20 segundos depois. Todo o processo é mecânico, e não impede que o consumidor tenha facilidade em visualizar os produtos”, explica Sheila Mesa, especialista em pushers da marca.

Os organizadores de gôndola da marca são uma opção de rápida distribuição dos produtos e de melhora na visibilidade de itens como chocolates, doces e refrigerantes. Tanto as gancheiras quantos os organizadores de gôndola são de fácil instalação e utilização.

ECONOMIA

O diretor comercial da Selmi Marcelo Guimarães ressalta que a marca, que tem 130 anos de marcado, visualiza uma melhora econômica no cenário brasileiro. “Apesar de reconhecer que o mercado está difícil, nós estamos bem inseridos. Eu acho que os fundamentos econômicos de 2018 estão melhores que no ano anterior”, avalia.

Ele explica que, devido a inserção da marca em diversos itens da cesta básica e por oferecer produtos indispensáveis na alimentação do brasileiro, isso ajuda os índices de vendas da empresa. “Com um pacote de macarrão, que está na faixa de R$ 4 ou R 5, você alimenta cinco pessoas. Nesse sentido, a Selmi trabalha muito forte. Além de estar em todos os pontos de venda, com matérias primas de qualidade, um processo de produção com esmero, muito bem feito e sempre reconhecida pelo cliente como um produto de primeira”, finaliza Guimarães.

 

LINK CURTO: http://folha.fr/1.404744