Moradores acusam policiais de abuso de autoridade

Moradores do bairro Novo Umuarama acusam a Polícia Militar de abuso de autoridade durante um fato ocorrido na tarde de ontem, em Araçatuba. Um dos moradores alega ter sido xingado e atingido por balas de borracha. De acordo com o tenente Marcelo Spina, as balas de borracha foram utilizadas com o objetivo de conter a aglomeração de pessoas.

O suposto abuso de autoridade teria acontecido no momento em que a PM averiguava uma ocorrência de furto de um celular. A polícia foi acionada pelos vizinhos de um casal que teve o telefone furtado. O suspeito de ter praticado o crime foi encontrado próximo ao local conhecido como favelinha do Umuarama. Uma das vítimas chegou a reconhecer o autor do furto. Antes de ter levado o celular do casal, o mesmo rapaz ainda tentou furtar uma casa vizinha, na mesma rua.

Conforme um dos boletins de ocorrência registrados ontem, o homem foi identificado como José Carlos Ferreira Pinto, 37, que, no momento em que foi encontrado afirmou ter dormido em uma casa daquele bairro. Enquanto a polícia conversava com uma moradora, que negou que o rapaz morava ali, o acusado tentou fugir, mas foi contido pela PM. Nesse momento os moradores se aglomeraram ao redor da viatura e o tenente foi obrigado a disparar balas de borracha.