“Na época, eu aplaudi o programa, mas não tinha conhecimento das consequências nefasta", diz Andolfato

Minha Casa: Empresário diz que governo procurou ajudar construtoras

Programa fez com que 'uma bolha fosse criada no País'

Para o empresário Rodrigo Andolfato, diretor da construtora Tecnobens e ativista da economia liberal, o que o programa Minha Casa Minha Vida fez, na verdade, foi repassar o dinheiro público para empresas. “O subsídio dado pelo governo às construtoras nada mais foi que um jeito de pegar dinheiro dos impostos e passar para as construtoras. É uma transferência de renda às avessas. É contra qualquer pensamento natural das coisas”, criticou o engenheiro.

“Na época, eu aplaudi o programa, mas não tinha conhecimento das consequências nefastas que uma intervenção como essa causaria. Minha empresa se beneficiou, alguns clientes conseguiram subsídios e isso não me faz avalizar o sistema como um todo. Sempre que o governo intervém em uma cadeia de negócios, como fez, cria um problema no futuro, fora a transferência de renda do dinheiro do FGTS e impostos para a iniciativa privada”, completou.

BOLHA
Ainda de acordo com o empresário, a implementação do programa fez com que uma bolha fosse criada no País. Ao explodir, ela teria levado à crise todos os que nela estavam. “O MCMV fez muitas unidades para pessoas de baixíssima renda e criou uma bolha no mercado. O que se vê, hoje, na minha opinião, é uma situação dicotômica. A classe mais baixa se endividou e o bem que compraram dentro do programa (bairros com pouca infraestrutura), financiado em 30 anos, não tem tanto valor”, explicou.

O problema, para o construtor, é que isso limitou os consumidores. “Quem ia comprar um imóvel mais caro e não conseguiu subsídio, acabava não comprando um produto que teria valor no futuro, para adquirir um quase gratuito, ficando com dívida prolongada e, quando via, o bem já não vale o que pagou. E, quando quer sair, não consegue. Ficou sem poder de ter crédito, já que foi empenhado o que poderia”, finalizou.

VEJA AQUI OUTRAS REPORTAGENS SOBRE A SÉRIE
'MINHA CASA MINHA VIDA: O PROGRAMA E A CONTRADIÇÃO'

LINK CURTO: http://folha.fr/1.368413

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook