Juarez Paes é chefe de cozinha em Araçatuba

Juarez Paes: Mais umas receitinhas para as ceias

Costelinha com batatinhas e abacaxi é opção

Vamos lá, galera! Mais duas receitas para você quebrar a mesmice dos cardápios tradicionais de final de ano, porém, como já ressaltei, sem deixar de fora aquelas coisinhas que costumamos esperar o ano inteiro para degustar no Natal e no Ano-Novo.

Peru, bacalhau, pernil, superfrangos, rabanadas, castanhas, panetone, frutas e outras coisinhas que a maioria não abre mão de ter a mesa, entretanto, no que se refere aos pratos quentes e saladas nada impede que se apresentem com uma nova roupagem, dotadas de muita originalidade e criatividade.

É isso galera, a gastronomia para o encerramento do ano também segue a mesma linha do seu decorrer, o caráter mutante, metamórfico e renovador, os ingredientes podem até ser os mesmos, porém, as misturas, combinações e harmonizações devem manter como característica a ousadia guardada pelo bom senso e, ao mesmo tempo, pela coragem de tentar buscar o novo, o diferente.


Costelinha com batatinhas e abacaxi

Você vai precisar de: - 1,5 kg de costelinha suína; - 2 colheres de sopa de banha de porco com 50 ml de óleo de milho; - 3 dentes de alho picados; - sal e p. calabresa qb; - ½ peça de abacaxi em cubos médios (corte a outra metade em rodelas finas para decorar); - 1 cebola média picadinha; - 700g de batatinhas descascadas; - suco de 2 limões; - 1 xícara de chá de cheiro verde (com mais cebolinha).

Preparo: Tempere as costelinhas com sal, pimenta, alho e limão e deixe marinar por 2 horas. Numa panela de pressão, aqueça a banha com o óleo e com a pitada de açúcar e frite as costelinhas até dourá-las bem. Retire e reserve o excesso de óleo com banha. Cubra com água e tampe, deixe cozinhar por 10 minutos a partir do início da pressão. Tire a despressurize da panela; Junte as batatas, tampe e leve ao fogo para pegar novamente pressão e deixe por mais 15 minutos. Despressurize novamente a panela. Despeje os cubos de abacaxi. Tampe novamente e deixe no calor da panela até próximo da hora de pôr à mesa. Só então retire da panela e transfira para um refratário, decorado com uma base de rodelas de abacaxi e cebolinha picadinha por cima da porão. Sirva com arroz branco e salada verde. Vinhos tintos das uvas Pinotage ou Pinot Noir são bastante harmônicos com este tipo de preparação.


Sobrecoxas de frango desossadas ao creme de damascos e Chardonnay

Você vai precisar de: - 8 sobrecoxas desossadas e sem pele; - suco de 1 limão; - 2 dentes de alho amassados; - 2 dentes de alho picadinhos; - 1 colher de sopa de manteiga (não serve margarina); - 150g de damascos secos picados (reserve 3 para a decoração); - 100 ml de vinho Chardonnay; - ½ xícara de chá de leite; - 200 ml de leite de coco; - 1 colher de sobremesa de amido de milho; - 1 xícara de chá de creme de leite; - pimenta rosa qb para a decoração; - sal e p. calabresa qb.

Preparo: Tempere o frango com suco de limão, sal e p. calabresa e o alho amassado e deixe marinando por 1 hora. Numa panela antiaderente, aqueça a manteiga e doure o alho picadinho, em seguida despeje metade do leite e do leite de coco. Deixe reduzir em fogo médio e junte os damascos. Adicione sal, dissolva o amido no restante do leite, do leite de coco e o Chardonnay. Adicione ao molho e mexa até engrossar em fogo baixo. Deixe esfriar e junte o creme de leite e a pimenta rosa, mexa para ficar homogêneo, ajuste o sal se necessário e reserve. Leve as sobrecoxas para uma grelha ou chapa até que fiquem douradas e atinjam o ponto, cubra com o molho e sirva com arroz branco. Se desejar, pode optar por acompanhar também com rodelas de abobrinha ou berinjela, levadas ao forno com muçarela de búfala, tomate seco e manjericão. Um vinho rosè de Merlot ou um espumante rosè meio-doce (um Lambrusco rosado também vai) vão harmonizar maravilhosamente!

ACESSE AQUI A COLUNA
'GASTRONOMIA'

LINK CURTO: http://folha.fr/1.380230