Jean Oliveira é jornalista, bacharel em turismo e funcionário público municipal em Araçatuba

Jean Oliveira: Araçatuba turística

Araçatuba está iniciando um ciclo raro em relação ao desenvolvimento de sua capacidade turística. Às vésperas de ganhar um grande empreendimento do setor, com o parque aquático, outros fatores primordiais para o sucesso nesta área têm sido fortalecidos. É uma conjunção de condições favoráveis que não pode ser desperdiçada.

Vejo com grande alegria que nosso trade de serviços básicos para que o turismo se fortaleça, que engloba alimentação, hospedagem e transporte, tem se desenvolvido a passos largos nos últimos anos. Por iniciativa dos empresários, temos hoje um cardápio farto de bons restaurantes, para todos os gostos e bolsos, que colocam a cidade em situação confortável neste segmento. Também por mérito do nosso empresariado, temos recebido significativos investimentos na rede hoteleira. A quantidade e qualidade dos leitos oferecidos têm crescido muito na última década.

Ainda pecamos no transporte, mas os bons ventos também têm soprado por estas bandas. Araçatuba está às vésperas de lançar um novo padrão para o transporte público. A contratação de uma nova empresa para o transporte coletivo será feita sob as necessidades do mundo atual. Há de ser exigir, no mínimo, uma frota sempre nova de ônibus. Também se espera que sejam criados mecanismos que garantam a pontualidade dos serviços. É uma chance preciosa de alavancar o setor. Há de se também fortalecer os taxistas. Criar meios para que eles tenham maior segurança para a prestação de serviço, porém, deles deve-se exigir o mínimo, que é o uso do taxímetro – fato ainda raro.

Com a chegada da Faculdade de Medicina, também teremos a chance de prestar melhores serviços na área da saúde para os moradores e os visitantes. Uma cidade que quer ser turística também deve estar guarnecida de um atendimento médico de urgência e emergência minimamente descente. A sinalização turística também tem sido pauta e necessita de investimento.

Sendo os fatores globais favoráveis, nos resta fazer o dever de casa. A Secretaria de Turismo atual tem demonstrado comprometimento com a área, com a criação de um corpo técnico. Este é um passo importante, que deve se somar ao fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo, que é composto por pessoas ligadas ao setor e que precisa ser mais bem valorizado e reforçado. Somente com a participação efetiva da sociedade, poderemos avançar em sincronia de investimentos.

Também vejo como fator positivo o fato de que os parques ecológicos estarem sendo revitalizados e nossa prainha finalmente ter ganho um projeto de manutenção e melhoria dos serviços. Dificilmente, Araçatuba vai encontrar um ambiente tão favorável para que o Turismo aflore. Então, é preciso que estejamos todos atentos aos sinais favoráveis e dispostos a realmente a fazer história.