Juarez Paes é chefe de cozinha em Araçatuba

Gastronomia: Hoje é dia de...

Saiba fazer macarronada à moda da cunhada da mulher do vizinho

Todo dia se comemora alguma coisa, sejam fatos históricos, aniversários, bodas, profissões, tem o dia do amigo, do abraço, da pizza, do avô, da avó, da criança, de todos os santos e santas, da gratidão, do enfermo, dos adultos, dos mortos, da saudade, do repórter, do leitor, do idoso, do aviador, do telefone, do sogro, enfim, o que não falta é comemoração.

A lista é muito extensa, todos os dias de todos os meses do ano se referem a uma comemoração, ou seja, para enumerar todos seriam necessários pelo menos quatro domingos, utilizando todo o espaço disponibilizado para este artigo.

Pesquisei para saber em que data se comemora o Dia da Gastronomia e descobri que no Brasil ele pega uma carona no Dia do Chef de cozinha, 13 de maio, que é mundial. Exclusivo para Gastronomia só em Portugal, festejado no último domingo de maio.

Na França, considerada "O Berço da Gastronomia", desde 2013, mais exatamente no dia 19 de agosto, foi criada a "Festa da Gastronomia" e no aproveitamento do evento a adotaram como o dia em que se comemora a Gastronomia por lá, ulalá!

Procurei saber também o que se comemora hoje, 17/09, mas, além de não ter encontrado nada relacionado à Gastronomia, surgiu outra lista sem fim com comemorações como o Dia da Floresta, do Migrante Sulista, da Costureira, da Juventude Cristã, mas, nada dentro do meio culinário.

Creio plenamente que seja perda de tempo determinar um dia exclusivo para homenagear a Gastronomia, já que a celebramos todos os dias, pelo menos três vezes a cada período de 24 horas.

Café da manhã, almoço, jantar e intervalos, sem esquecer das beliscadas eventuais e a entrega a alguma tentação, comemos independente do estado de espírito, salvo algumas exceções, geralmente ligadas a perdas e desilusões.

É quase impossível não comemorá-la pelo menos uma vez no dia, pois, alguma coisa bem gostosa virá em qualquer dos pacotes de alimentação. Tudo bem que pode ocorrer um dia sem salvação, mas, fica reservado ao rol das raridades, porque, convenhamos, é muita falta de sorte só se deparar com preparos medonhos em todas as refeições e degustações extras durante o dia inteiro.

Hoje é um bom exemplo de dia de felicidade à mesa, afinal, o almoço de domingo é o mais aguardado da semana, é certo que rolará uma macarronada, uma lasanha, carne assada, um churrasco, um peixe assado ou ainda aquela saída para um bom restaurante onde opções não faltarão para lhe deixar satisfeito, feliz da vida e doido que o mundo se acabe em rede ou sofá com chaise para aquele cochilo digno de reis e da mais alta e seleta casta de soberanos.

Ainda tem aquela sobremesa preparada para te dar o "golpe de misericórdia", o fechamento com uma enorme chave de ouro preparada pela mãe, avó, tia, esposa, mulher do amigo ou até mesmo a cunhada que, tenha certeza, premeditou toda a ação só para te ver delirando de prazer e ouvir uma sequência interminável de: -huuummm, hummmmm, aí meu Deus, que delícia, ahhhhhhh, hummmmmmm!

É galera, definitivamente hoje, 17 de setembro de 2017 é comemorado mais um maravilhoso e perfeito "Dia da Gastronomia"! Meus mais sinceros e profundos votos de um almoço fantasticamente espetacular a todos vocês!


Macarronada à moda da
cunhada da mulher do vizinho

Você vai precisar de: 
-500g de talharine fresco; 
-1 kg de patinho moído; 100g de bacon em cubinhos; 
-3 dentes de alho amassados; 
-1 dente de alho inteiro; 
-1 kg de tomates maduros para molho; 
-1/2 maço de manjericão; 
-1 cebola grande; 
-1 maço de salsinha; 
-1 maço de cebolinha; 
-20g de orégano; 
-150 ml de vinho tinto seco; 
-200g de manteiga (não serve margarina); 
-azeite de oliva; -20g de pimenta calabresa; 
-1 caixinha de creme de leite; 
-1 copo de requeijão sem amido; 
-100g de parmesão ralado grosso; 
-200g de azeitonas chilenas (aquela roxa grande) descaroçadas; 
-100g de gorgonzola; 
-3 refis de molho de tomate refogado pronto; 
-200g de farinha de trigo; 
-200g de farinha de rosca; -1 lt de óleo de milho; 
-sal.

Preparo: Em uma bacia, tempere a carne moída com 1 dente de alho amassado, sal, pimenta calabresa, 1 colher de sopa de azeite, cheiro verde e manjericão picadinhos, com as mãos, amasse aplicando força, forçando a massa de carne entre os dedos como se quisesse esmagá-la. 

Pronta a massa, numa bandeja plástica ou prato misture as farinhas de trigo e rosca, espalhe uma parte desta mistura em uma assadeira grande e deixe o restante na bandeja. Enrole bolinhos de carne pequeninos (minialmôndegas) e passe-os na farinha da bandeja e arrume-os na assadeira. 

Numa frigideira grande ou panela rasa, aqueça o óleo e frite os bolinhos, passando-os para um recipiente forrado com papel toalha e reserve. No liquidificador, bata (em duas ou três etapas) os tomates sem sementes, a cebola, o dente de alho inteiro, 100 ml de azeite de oliva, manjericão, cheiro verde, 1 colher de café de pimenta calabresa, orégano, e o molho de tomate refogado. 

Numa panela grande, aqueça 2 colheres de sopa de manteiga, frite o bacon, em seguida deixe dourar os 2 dentes de alho amassados, então coloque todo o molho batido, deixe levantar fervura e junte as minialmôndegas, deixe apurar em fogo bem baixo, mexendo sempre para não grudar, por 1 hora, enquanto isso no liquidificador, bata o gorgonzola, o vinho, o creme de leite, o requeijão, as azeitonas, cheiro verde, manjericão, azeite e 2 colheres de sopa de farinha de trigo, bata bem e junte ao molho na panela, mexa bem e mantenha em fogo baixo, mexendo sempre. 

Cozinhe o talharine al dente (sendo fresco por apenas 7 minutos), escorra rapidamente, passe para uma travessa, leve para mesa juntamente com outra travessa cheia de molho, espalhe o restante do manjericão por cima e sirva com parmesão ralado.

ACESSE AQUI A COLUNA
'GASTRONOMIA'
LINK CURTO: http://folha.fr/1.362811