Fiéis celebram dia de Nossa Senhora Aparecida

Veja como foram as homenagens em Araçatuba

Fiéis católicos se emocionaram com a tradicional barqueata de Nossa Senhora Aparecida, realizada em Araçatuba durante a manhã desta quinta-feira (12), feriado nacional. Dezenas de carros estavam estacionados dentro do condomínio Santa Fé, cujos ocupantes aguardaram com muita expectativa a chegada da imagem da padroeira do Brasil.

Há cerca de uma década, os barcos atravessam pontos do rio Tietê para celebrar o dia da santa. Centenas de pessoas se reuniram logo cedo, às 7h, para acompanhar uma celebração à margem do rio, próximo a cabeceira da ponte Pio Pardo, que faz divisa entre Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá.

Neste local, existe um oratório com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Conduzido pelos grupos de 'Terços dos Homens' de toda a cidade, os participantes rezaram um terço com muita emoção e cânticos religiosos. Antes de iniciar o passeio pelo rio, o padre Orlando Maffei fez questão de agradecer e abençoou os fiéis.

NAVEGAÇÃO
Em seguida, ele foi até o barco que o transportou no passeio com a imagem pelo rio. Proprietários de barcos, lanchas e jet-skis se organizaram para manifestar a devoção a padroeira. Durante a navegação, foram feitas paradas orantes nos condomínios Copacabana, Itapoã, Riviera da Barra e Costa Azul.

A barqueata terminou no condomínio Santa Fé, sendo a imagem recebida com aplausos, rojões, cânticos e uma mesa de café da manhã. Padre Orlando celebrou uma benção no local e, em seguida, os fiéis seguiram em carreata. Durante o trajeto, sons de buzina e de fogos de artifício anunciavam a passagem dos veículos – entre carros, motos e bicicletas – pelas ruas da cidade, até chegar a Paróquia Sant'Ana, onde houve uma missa, com a benção das crianças. 

A celebração foi presidida por Maffei e concelebrada pelo padre Roberto Teixeira dos Santos, vigário. A noite, às 19h30, ocorrerá outra missa em louvor a santa na Catedral Diocesana, próximo a praça Rui Barbosa, no Centro. Os fiéis também celebram neste feriado os 300 anos em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas do rio Paraíba.

CARROS
Outra carreata ocorreu por volta das 6h. Fiéis saíram do bairro rural de Engenheiro Taveira e passaram pelas comunidades da Vila Alba e Rosele. Às 8h, houve missa na paróquia São Sebastião, no Jardim TV e, após a celebração, aconteceu a bênção dos carros. "Neste dia especial, peço a Deus, por intercessão de Maria, que abençoe todas as famílias em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", disse o padre Rodney Mendes.

LINK CURTO: http://folha.fr/1.367280