Pacientes hoje têm mais de 100 itens com até 90% de desconto na unidade localizada na rua Silva Jardim

Farmácia Popular de Araçatuba pode fechar em maio

Governo federal decidiu parar de fazer repasses às unidades

A unidade própria do programa Farmácia Popular, localizada na rua Silva Jardim, 363, poderá ser fechada no próximo mês, caso a Prefeitura de Araçatuba não assuma o custeio mensal em sua totalidade. 

Hoje, as 393 farmácias espalhadas pelo País são mantidas com recursos do governo federal - o Ministério da Saúde envia aos municípios R$ 12,5 mil mensal para cada unidade - e contrapartida das prefeituras. No entanto, o governo decidiu parar de gastar com o programa, justificando que a verba será utilizada para compra de medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica.

Contudo, os pacientes que hoje têm à disposição uma gama de mais de 100 itens na Farmácia Popular, terão apenas 32 itens nas farmácias privadas conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular. Em Araçatuba são 43 drogarias conveniadas. Em nota, o diretor do Departamento de Assistência Especializada, da Secretaria de Saúde, Paulo Ernesto Geraldo, explicou que a Prefeitura ainda não tem uma decisão acerca do programa.