Vilmara segura exemplar da nova obra; ela afirma que encontrou na poesia maneira de expressar emoções

Ex-jogadora de Araçatuba lança o livro de poesias 'Minha Nudez Outra Vez'

Autora reúne poemas que publicou no Brasil e em outros países

A paranaense Vilmara Bello, 44 anos, que viveu dez anos em Araçatuba, quando atuou como jogadora profissional entre 1988 e 1998, lançou seu terceiro livro no sábado (15). Esta obra, que recebe o título de "Minha Nudez Outra Vez", é uma coletânea que reúne todos os poemas escritos e publicados no Brasil, além de Estados Unidos e Inglaterra, países onde residiu. 

Vilmara diz que escrever sempre foi o que mais gostava de fazer. "Desde que aprendi a ler e escrever rabiscava as bordas dos meus cadernos. Em 1993, quando estudava publicidade e propaganda publiquei meus primeiros rabiscos num livro chamado ‘Minha Nudez’, depois em 1995, também em Araçatuba, publiquei meu segundo livro ‘Por trás da Carne’. E agora estou publicando minha terceira obra. O título ‘Minha Nudez Outra Vez’ surgiu em função do meu primeiro livro."

Atualmente ela mora em São Paulo e trabalha como consultora de negócios imobiliários. Mas sua literatura continua tão viva, que alguns dos seus poemas foram traduzidos e compilados para a edição bilíngue do livro Poetas a Deriva ("Poets Adrift" - em inglês) de autoria da professora doutora Else R. P. Vieira, titular da cadeira de literatura da University of London, Queen Mary University.

PROJETOS LITERÁRIOS
Na Inglaterra, ela participou de vários projetos literários e do Livro Poetas A Deriva, edição bilíngue que apresenta seis poetas brasileiros residentes no exterior que produziam literatura. Este livro se originou do estudo sobre o fenômeno da "Diáspora da Poesia Brasileira", pesquisado pela professora Else em seu doutorado pela Universidade de Oxford na época. 

Foi desse projeto que surgiu o Encontro Mundial de Escritores Brasileiros Residentes no exterior que está na sua quinta edição e será realizado este ano na Universidade do Líbano. As edições anteriores foram realizadas na Universidade de Londres 2013, Universidade Federal de Juiz de Fora 2014, Universidade de Nova York 2015 e Universidade de Nuremberg 2016. 

POESIA
Vilmara afirma que encontrou na poesia uma maneira de expressar suas emoções e seus sentimentos. "Não tenho ambições literárias. Escrevo, acima de tudo, por acreditar que escrever é essencial para continuar me sentindo quem sou. Acredito ser o ato de escrever uma predestinação que me orienta enquanto existo.” 

Ela ainda brinca com o lançamento do seu livro em Araçatuba: "Tivemos uma doce experiência gastronômica com poesia ou uma experiência poética com gastronomia. Mavilhoso”. “Minha Nudez Outra Vez” já foi lançado em São Paulo e em Curitiba no final de 2016.