Na Redação, alunos do 4º ano da Emeb recebem informações sobre as etapas do jornal

Escola José Herculano de Araújo Ordini visita a Folha

Mais uma turma de estudantes visitou a sede da Folha da Região para conhecer de perto a rotina dos profissionais que fazem o jornal mais antigo de Araçatuba. Os 27 alunos do 4º ano da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) José Herculano de Araújo Ordini, que fica no bairro São Rafael, fizeram perguntas relacionadas aos conteúdos vistos em sala de aula.

 VEJA MAIS IMAGENS: 
 Fotos de Alexandre Souza/Folha da Região 



De acordo com a professora Luciana Xisto, de 44 anos, os estudantes estão aprendendo as peculiaridades do gênero textual notícia, que faz parte da proposta pedagógica da Secretaria de Educação. Ela acredita que o contato com os profissionais irá ajudar a fixar o conteúdo. "Nada melhor do que quem faz o jornal contar como é esse processo. Da apuração até a publicação da notícia, muita coisa acontece e os alunos estão sempre cheios de perguntas," afirma.

QUESTIONAMENTOS
Inspirados no trabalho dos repórteres, as crianças não economizaram nos questionamentos. Drayson Souza Duarte, de 11 anos, sempre quis saber como são feitas as notícias esportivas e agora já tem noção de como é a cobertura. "Eu sempre me perguntava como os repórteres estavam perto dos lances, mas agora eu já sei que eles trabalham em equipe."

Mariana da Silva Rodrigues, 10 anos, disse que é muito bom ter um lugar confiável para encontrar notícias. "É bom porque nós não temos tempo de ficar procurando muito. É melhor ir direto onde já sabemos que a informação é séria."

Visitando a Folha da Região pela segunda vez, Vitória Vieira Santos, 9 anos, diz que acessa o site do jornal e também a página dele no Facebook constantemente. “Pela internet eu fico sabendo não só o que acontece na cidade, mas no Brasil inteiro.”