Eliane mostra guia de encaminhamento emitida pela UBS

Diarista com lúpus aguarda há 4 anos por consulta no AME

Enquanto isso, ela convive com febre, perda de peso, entre outros problemas

Esperar e esperar. É o que tem feito a diarista Eliane Gonçalves, de Araçatuba, que aguarda há quatro anos uma consulta com um reumatologista no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Ela descobriu há sete anos que tem lúpus, uma doença autoimune, sem cura, que produz anticorpos em excesso. Esses anticorpos, quando em alta concentração, passam a atacar o próprio organismo, provocando inflamações e lesões em vários órgãos. No começo da doença, Eliane era atendida no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), mas a médica especialista se aposentou e desde então ela busca atendimento para tratar a doença.

Ela é paciente na UBS (Unidade de Atendimento Básico) do bairro Alvorada, onde mora, e já recebeu encaminhamento ao AME. O problema é que há quatro anos ela não sabe como está a evolução da doença justamente porque não é chamada para uma consulta. Enquanto isso, ela convive com febre, perda de peso, falta de apetite, fraqueza, dor nas articulações, má-circulação nas mãos e pés e dificuldade para engolir.

Há alguns meses, Eliane descobriu que tem uma doença pulmonar intersticial, que pode ter se desenvolvido por causa do lúpus. Na UBS do Alvorada, ela também recebeu encaminhamento ao AME para consulta com pneumologista, mas ainda segue esperando.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde, responsável pelo AME, que informou que o nome da diarista não consta em nenhuma lista e que esses encaminhamentos são feitos via UBS e Prefeitura. A assessoria orientou que a paciente procurasse a UBS para saber por que o nome dela, mesmo após quatro anos, ainda não foi incluído na lista de encaminhamentos.

A Folha também procurou a Prefeitura no meio da semana, questionando a demora e se houve os encaminhamentos nas duas especialidades, mas até a conclusão desta reportagem não houve nenhum retorno.

Leia esta notícia na íntegra em nossa edição digital para assinantes
LINK CURTO: http://folha.fr/1.401877