Daniela Devides é advogada, pós-graduada em direito civil, coach educacional e diretora do Colégio Degrau Ambiental, de Araçatuba

Daniela Devides: O poder da decisão

A palavra decidir é classificada gramaticalmente como verbo e pode ser conceituada como aquilo que determina o que deve ser feito, opinar, escolher ou optar, tomar resolução ou resoluções sobre, deliberar, resolver. Já decisão significa ato ou efeito de decidir; determinação, resolução tomada após julgamento; juízo, sentença.

Entender o significado destas palavras é tão importante quanto colocá-las em prática, afinal, não é o que fazemos de vez em quando com a nossa vida, e sim o que fazemos de forma sistemática. Portanto, podemos dizer que o estado em que nos encontramos hoje é reflexo de decisões tomadas no decorrer da nossa vida!

Se alguém lhe perguntasse: como você quer viver os próximos dez anos de sua vida? Você, com certeza, responderia de forma genérica, colocando sonhos e desejos de como gostaria de estar. O que precisamos entender é que este é o momento para planejar, decidir, pois, daqui a dez anos, você, certamente estará lá, mas a questão é: onde? Quem você terá se tornado? Como viverá?

Como diz Tony Robbins, uma das principais autoridades do mundo em desempenho máximo e em programação neurolinguística, mentor profissional e organizacional mais famoso dos Estados Unidos e considerado por muitos um dos homens mais influentes de sua geração: “São nossas decisões, e não as condições de nossa vida, que determinam o nosso destino. É nos momentos de decisão que seu destino é traçado.”

Tudo que acontece em sua vida, tanto aquilo com que se emociona quanto o que o desafia, começa com uma decisão! Pare um pouco e reflita, diante de todas as decisões que você tomou até agora, houve alguma que teria feito a sua vida radicalmente diferente do que é hoje? Passou por situações negativas onde teve que decidir se seguia em frente ou desistia de tudo? Como essas decisões moldaram a sua vida atual?

Usar o poder da decisão lhe dá a capacidade de vencer qualquer desculpa e modificar qualquer parte de sua vida em um instante. Hoje, de acordo com a Psicologia Positiva, podemos afirmar que até mesmo a Felicidade é uma questão de decisão! Ou seja, cabe somente a você e a mais ninguém decidir se quer ser feliz ou não! 

Temos que vencer o medo de tomar a decisão errada! Não importa quais sejam as decisões, temos que entrar em ação, ser flexíveis, verificar as consequências, aprender com elas e usá-las como grandes lições que nos ajudarão a tomar resoluções melhores no futuro. Devemos nos empenhar em aprender com nossos erros e não colocar uma barreira como forma de proteção e assim continuar a cometer as mesmas atitudes no futuro.

Portanto, exercite esse poder! Adquira esta habilidade! Treine! Tome decisões todos os dias e comece agora decidindo imediatamente aquilo que você vem adiando a tanto tempo! A tomada de decisão, como qualquer outra técnica que você queira aperfeiçoar, melhora a medida que você pratica com frequência. Quanto mais decisões você tomar, mais irá perceber que está de fato no controle de sua vida!

LINK CURTO: http://folha.fr/1.388511