Regina Ruth Rincon Caires e Maria Luzia Villela (foto) venceram tradicional concurso de contos da cidade paranaense

Contos de Araçatuba conquistam Paranavaí

Escritoras de Araçatuba são premiadas em tradicional concurso

O Femup, Festival de Música e Poesia de Paranavaí e Concurso Literário de Contos, existe desde 1966 e é um dos mais antigos festivais do Brasil. O concurso originalmente surgiu como um festival de música, e somente no ano de 1968 é que a categoria de contos foi incorporada no evento. No segmento literário, poesia e contos são classificados e premiados em fase regional e nacional. Este último premiou as araçatubenses Regina Ruth Rincon Caires e Maria Luzia Villela na fase nacional do concurso em primeiro e segundo lugar respectivamente. As vencedoras receberão, além de um prêmio em dinheiro, o troféu "Barriguda".

Com 52 anos de história, o Femup é tradição entre escritores e músicos que querem ampliar a visibilidade de suas obras. Regina foi premiada pelo conto "Epitáfio", que, segundo a escritora, traz "uma reflexão entre a vida e a morte". Já Maria Luiza venceu com o conto "Um crime perfeito", que traz o planejamento de um crime tão perfeito, que, segundo a autora, "só seria desvendado após a morte do assassino por meio de um romance póstumo de sucesso presumido". O conto de Maria Luzia já havia sido premiado em primeiro lugar em Lins, no VI Concurso Nacional de Contos da cidade.

INSPIRAÇÃO
A construção literária de Regina Ruth se baseia, segundo ela, em coisas relacionadas à sua vivência. "Escrevo aquilo que vivi, senti ou ouvi. Claro que há um pouco mais de dramaticidade, de comédia, uma pitada de romanceado, mas a ideia primeira vem da memória", enfatiza a escritora.

Leia esta notícia na íntegra em nossa edição digital para assinantes
LINK CURTO: http://folha.fr/1.366438