Espetáculo é caracterizado pela mistura de elementos da cultura regional com a tradição natalina

Conto de Natal com enredo caipira

Circuito Fábrica de Sonhos traz peça a Araçatuba

Com uma peça que mistura a temática natalina e o universo caipira, o Circuito Fábrica de Sonhos, apresenta-se em Araçatuba nesta sexta-feira (8), com a peça teatral “Apenas um Conto de Natal Caipira”. A encenação será realizada às 19h, no Tonin Araçatuba. Toda a programação será gratuita. 

Aprovado junto ao Proac (Programa de Ação Cultural), é uma realização da Cia. Fábrica de Sonhos e do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e tem o patrocínio do Tonin Superatacado.

O circuito vai passar também pelos municípios de Cedral, Nova Granada, Lins, Cosmorama, Novo Horizonte, Potirendaba, Ribeirão Preto, Franca, Bauru, Marília, Araras e Mogi Guaçu. O principal objetivo do projeto é promover o acesso pleno e democrático ao teatro a toda a população. A peça tem em cena os atores Ariel Caratori, Guido Caratori, Gio Martins, Bruna Alves, Lívia Terra, Maria Fernanda Crepaldi, Quezia Marques e Estevão Gaho. 

TEMA
“Apenas um Conto de Natal Caipira”, que é baseado na obra de Charles Dickens e tem adaptação e direção de Guido Caratori, narra a história do Coronel Benedito Tomé, um velho fazendeiro rabugento e solitário, que tem conduta implacável com as pessoas, preocupado apenas com seus lucros e que detesta o Natal e a felicidade estampada nos rostos das pessoas ao comemorarem esta data. 

O personagem principal trabalha em sua fazenda com um único ajudante, José do Espírito Santo, rapaz humilde, pai de quatro filhos e da pequena Ruth do Espírito Santo, sua filha caçula que sofre de paralisia nas pernas. Mesmo com as adversidades, o ajudante Espírito Santo é um homem feliz e gosta da comemoração natalina.

Na véspera do Natal, ao voltar à casa o Coronel Benedito Tomé, depara-se com o fantasma de seu falecido sócio, Zacarias Serafim, também um homem cruel como o próprio coronel. O espírito conta que está penando por ter sido mal em vida e que o coronel está fadado ao mesmo destino.

O espírito aconselha que ainda haja uma esperança em transformar seu futuro e, para isso, o Coronel Benedito Tomé receberá a visita de três espíritos nessa véspera de Natal: “O Espírito do Natal Passado”, “O Espírito do Natal Presente” e “O Espírito do Natal Futuro”. Cada um dos Espíritos traz uma revelação ao coronel, que pode mudar sua visão sobre a tradicional festa.

DINÂMICA
A diretora de produção da peça, Drica Sanches, enfatiza que a peça ocorre em espaços abertos, sempre com participação intensa do público. Para Drica, a performance cativa, pois apresenta um tema que alia algo tradicional, como o Natal, a elementos regionais. “O coronel é um fazendeiro da noroeste, rabugento e rico, que não compreende as pessoas”, explica, fazendo contrapartida com algo característico. 

A diretora ainda lembra que a companhia já trouxe diversas peças e intervenções para Araçatuba, com parcerias com Sesc e Sesi. Drica também afirma que “ao contar essa história, a Companhia Fábrica de Sonhos pretende compartilhar com o público que o espírito do Natal dever ser mantido durante todo o ano e não apenas em uma data comemorativa, pois, desta forma, contribuiremos para um mundo melhor e mais afetivo nas relações entre as pessoas”. 

SERVIÇO
"Circuito Fábrica de Sonhos de Teatro" em Araçatuba
Espetáculo: "Apenas um Conto de Natal Caipira"
Dia 8 de dezembro, às 19h, Tonin Araçatuba: Avenida da Saudade, 1.901.
Gratuito
Livre para todos os públicos
Informações: (17) 3364-6844

LINK CURTO: http://folha.fr/1.377823

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook