Animais participam da Copa dos Grandes Criadores na Expô de Araçatuba

Começam os julgamentos da Copa dos Grandes Criadores

É a primeira vez que a Expô recebe o evento; VEJA FOTOS

Começou na manhã de quinta-feira (13) a Copa dos Grandes Criadores "Torres Homem Rodrigues da Cunha", etapa da competição interestadual que envolve bovinos de elite da raça nelore criados em São Paulo e Paraná.  É a primeira vez que a Exposição Agropecuária de Araçatuba recebe etapa da copa. Ao todo, são três estágios em cada Estado. Em Araçatuba, a competição recebeu um nome que homenageia o pecuarista nascido em 1916 e falecido em 2010, pioneiro em importar reprodutores nelore para o país, entre eles o touro Karvadi, considerado o exemplar mais perfeito da raça no mundo. Torres Homem foi também responsável pelo primeiro laboratório brasileiro de congelamento de sêmen, instalado em Araçatuba.

No início do dia foram avaliadas as chamadas progênies de pai e de mãe, ou seja, filhos do mesmo touro ou da mesma vaca, segundo a executiva da Casa do Nelore de Araçatuba, Daniele Marques de Almeida. O objetivo da análise é verificar se há um padrão na linhagem, ou seja, se aquele animal transmite suas características aos seus descendentes. "O que quer se mostrar com isso? A homogeneidade da produção. Se realmente aquele touro ou vaca imprime o que eles são para toda uma família", afirma Daniele. 

Os machos e fêmeas nelores avaliados na competição são considerados "bancos de genética". Os filhos deles são os touros que poderão ser direcionados para cobrir a vacada comercial do País. Os bezerros dessas vacas, descendentes dos descendentes do gado de elite, é que irão para o abate, gerando uma carne de qualidade. Depois da avaliação da progênie, teve início o campeonato de bezerras. Os julgamentos da copa seguem até sábado (15), com pontuação válida para os rankings paulista e nacional. 

PONTOS
Volume de musculatura, carcaça, amplitude de costela são algumas das características verificadas nos animais. Ao longo dos anos, as qualidades procuradas no gado podem se alterar, como explica Daniele. Na chamada "carcaça moderna", os bovinos não precisam ser tão altos, pois quanto maior for animal, mais amplo será seu tempo de engorda no pasto. "A gente diminuiu o frame (estrutura) do nelore, para encher esses animais mais rápido." 

Dos 300 nelores presentes do Recinto Clibas de Almeida Prado, cerca de 200 passarão pelos julgamentos. "Mas são 200 animais muito bonitos e com boas qualidade genéticas", destacou a executiva.

LINK CURTO: http://tinyurl.com/y8t6ag4m

Curta nossa fanpage e receba notícias pelo Facebook