Juarez Paes é chefe de cozinha em Araçatuba

Coluna Gastronomia: Adoçando o fim de ano

Hoje vou dar um tempo nas receitas salgadas e abrir espaço para as doces, afinal, além de não poder faltar pelo menos uma sobremesa à mesa (sem esquecer as frutas), aquela desculpa para a reposição da glicose não poderia ficar carente de subsídio, ou se preferir, fundamentação.
 
Pode ser uma torta de limão, morangos, damascos, nozes ou de creme de avelãs, um apfelstrudel, pavês diversos (sabe como é né, para não faltar a velha e ultrapassada piadinha do "É pra vê ou pra comê"), Tiramissu, Palha italiana, Cupcakes natalinos, enfim, vai aí uma lista interminável de acepipes irresistíveis.
 
Entre as sugestões de hoje, segue uma pouco utilizada nas ceias, mas, que tem tudo a ver com as comemorações e cardápios de final de ano: A Cassata Carioca com Damascos, nozes e calda de amora. 
 

Cassata carioca com damascos, nozes e calda de amoras

 
Você vai precisar de: - Sorvete de creme e chocolate (carioca Kibon) qb; - 8 unidades de biscoito champagne; - 2 doses de Frangélico ou licor de coco; - 2 doses de conhaque; - ½ xícara de chá de leite integral; - 1 caixinha de creme de leite (sem soro); - ½ lata de leite condensado; -200 g de damascos picados: -Calda de amora para sorvete (tem pronta em lojas de festas); -150 g. nozes e quebradas (não trituradas).
 
Preparo: Misture as 2 doses de conhaque e as 2 de licor e embeba as unidades de biscoito, reserve. No liquidificador bata 1 bola de sorvete de cada, o leite condensado, o creme de leite (sem soro), o leite integral e bata até obter um creme bem homogêneo. 
 
Acomode os biscoitos em um recipiente côncavo, na vertical (se não tiver acomode numa refratária na horizontal, mas forre o fundo com um pouco do creme antes de por os biscoitos) e despeje todo o creme ao redor dos biscoitos. Espalhe metade das nozes e damascos e leve para o congelador ou freezer por pelo menos 3 horas. Retire e sirva com 2 bolas de sorvete, fazendo uma primeira camada de calda, nozes e damascos, outra de calda e mais nozes e damascos. 
 

Bolo com merengue e castanha-do-pará

 
Você vai precisar de: -3 ovos; -1 ½ xícara de chá de açúcar; -½ colher (chá) de essência de baunilha; -½ xícara (chá) de leite; -¾ xícara (chá) de óleo; -2 xícaras (chá) de farinha de trigo; -3 colheres (chá) de fermento em pó; -1 xícara (chá) de Castanha-do-pará triturada; 
 
Recheio: -1 colher (sobremesa) de amido de milho; -1 xícara (chá) de leite; -3 gemas; -1 lata de leite condensado; -1 xícara (chá) de Castanha-do-pará triturada.
Merengue: -3 claras; -6 colheres (sopa) de açúcar; -Castanha-do-Pará picada qb.
 
Preparo: Numa batedeira, bata os ovos com o açúcar, em velocidade alta, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a essência de baunilha, o leite e o óleo, batendo rapidamente, só para misturar. Junte a farinha e o fermento e misture delicadamente. Acrescente à castanha e mexa bem. Coloque em uma fôrma redonda média (24cm) e asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito no centro, esse saia limpo. Deixe esfriar.
 
Recheio: enquanto isso, dilua o amido com o leite e misture com o restante dos ingredientes. Leve ao fogo brando e deixe engrossar, mexendo sempre. Reserve.
Merengue: bata as claras em ponto de neve e, aos poucos, acrescente o açúcar (a colherada) e bata bem até incorporar e formar picos. Reserve.
 
Montagem: corte o bolo ao meio, formando dois discos. Espalhe o recheio sobre um deles e cubra com o outro disco. Distribua o merengue por toda a superfície do bolo e salpique castanha triturada.

ACESSE AQUI A COLUNA
'GASTRONOMIA'

LINK CURTO: http://folha.fr/1.381211