Juarez Paes é chefe de cozinha em Araçatuba

Coluna Gastronomia: Água, muita água e mais um pouquinho de água

Aprenda a fazer sanduíche americano e suco especial

É isso, aí galera! Muita, mas muita água mesmo! Nada de refrigerante, pelo menos durante a semana, se puder resistir, no fim de semana também. 

Parece até que estou escrevendo um artigo para crianças ou fazendo palestra em alguma escola do ensino fundamental, mas, com o tempo assim, excessivamente seco, com a umidade do ar abaixo dos 20%, insuficiente para atender as necessidades básicas de hidratação do organismo humano e de outras espécies, exige reposição permanente para as perdas impostas a todo instante e todo alerta, por mais que pareça repetitivo ou redundante, nunca é demais.

Portanto, água e sucos, preferencialmente feitos de frutas frescas (sempre com a adição de um pouco d'água), passam a ser obrigatórios, enquanto este clima não tiver seu quadro modificado com a chegada das chuvas de Primavera, que teve início dia 21 de setembro, quinta-feira, porém, sem garantias de formações chuvosas fortes e prolongadas nos primeiros dias.

Quanto aos refrigerantes, evitá-los é uma recomendação que vale para qualquer época e ocasião. No entanto, não se pode negar que estes têm capacidade de hidratação, mas, seus outros componentes, como melaço, açúcar, conservante e mais uma infinidade de componentes e reações químicas, deixam tais compostos como última das últimas opções para reposição de líquidos no organismo.

Os sucos de frutas, além de hidratarem nosso organismo, possuem propriedades nutricionais importantes, embutidas em uma série de vitaminas e outros componentes, que auxiliam no complemento da nossa alimentação, muitas vezes substituindo uma refeição em casos da impossibilidade de acesso a um bom prato de comida, principalmente se batidas com leite para se transformarem nas velhas e boas "vitaminas". Porém, esse caráter duplo deve ser utilizado quando realmente não se puder contar com uma refeição completa ou, quando houver o distanciamento muito longo de uma para a outra.

O leite é outro que, mesmo sem as frutas, hidrata e alimenta ao mesmo tempo. Porém, em excesso, pode acarretar problemas de ordem gastrointestinais provocados pela grande quantidade de gordura que carrega em sua composição, podendo levar a episódios de diarreia e vômitos e consequente desidratação. Ou seja, tudo o que ninguém precisa com um clima de deserto como o que estamos vivendo.

Enfim, é isso pessoal, tudo acima, devidamente dosado, pode ajudar na hidratação do organismo, porém, somente a água não tem contraindicações. Não me esqueci da água de coco, deixei para o final, pois, a receita, ou melhor, dica de hoje, são os sucos batidos com ela. Possui um alto nível de hidratação, além de ser um isotônico repositor de energia. E claro, uma receita bem levinha, ou melhor, não tão leve, afinal, hoje é domingo, né?


Sanduíche americano à moda do Chef Ju

Você vai precisar de: 
-1 pão francês de 90 g; 
-1 bife magro de coxão mole chapeado malpassado; 
-2 ovos; -1 colher de sopa de maionese light; 
-3 fatias de peito de peru defumado; 
-4 fatias de queijo minas padrão; 
-1 colher de café de manteiga; 
-1 folha de alface americana; 
-3 rodelas de tomate sem semente; 
-1 colher de sopa de queijo parmesão ralado grosso; 
-sal qb.

Preparo: Numa frigideira antiaderente, em fogo baixo, aqueça a manteiga e espalhe, coloque o bife chapeado, 2 fatias de queijo, as fatias de peito de peru, quebre os ovos por cima, coloque sal e tampe a frigideira, quando as gemas e a clara estiverem cozidas, ponha as fatias de queijo restantes por cima e volte a tampar para que o queijo derreta. 

Enquanto isso abra o pão, passe maionese dos dois lados, arrume a folha de alface e as rodelas de tomate em uma das bandas do pão, com uma escumadeira ou espátula, transfira a placa de bife, presunto, ovos e queijo para o pão, polvilhe queijo parmesão ralado e sirva com suco de melancia com água de coco.


Suco de melancia com água de coco

Você vai precisar de: 
-1/4 de melancia sem casca e com caroço; 
-água de 2 cocos; -açúcar qb (se for necessário); 
-pedras de gelo qb.

Preparo: Bata tudo no liquidificador, coe e sirva.

PS: Você pode usar qualquer fruta que desejar. Claro que as mais carnudas não são recomendadas, como é o caso do abacate e a banana.

ACESSE AQUI A COLUNA
'GASTRONOMIA'
LINK CURTO: http://folha.fr/1.364164