Assistência jurídica gratuita na área de família e sucessões

Centro universitário estende serviço a diferentes áreas do conhecimento

Unitoledo se destaca nas áreas do direito, engenharia e nutrição

Em 1995, o Unitoledo (Centro Universitário Toledo) começou a oferecer serviços à comunidade, a partir da Assistência Judiciária Gratuita Dr. Maurício Leite de Toledo. Só no ano passado, a instituição promoveu 2.390 atendimentos, distribuídos por cinco serviços. Em 2017, o número deverá ser maior, já que o centro universitário também ganhou o LEC (Laboratório de Engenharia Civil Unitoledo) e o Laboratório de Avaliação Física Desportiva e Pesquisa Educação Física Unitoledo.
 
De janeiro a agosto, a instituição ofereceu mais 2.478 novos atendimentos. 
De acordo com a pró-reitora acadêmica da instituição, Silvia Cristina de Souza, cada serviço foi iniciado com intuito de proporcionar aprendizado prático e profissional aos estudantes, além de prepará-los para os desafios e as rotinas que vivenciarão no mercado de trabalho. 
 
Ela acredita que o trabalho permite à universidade cumprir o dever social de desenvolver para a sociedade aquilo que é construído no seu interior, além de possibilitar ao aluno participar de situações reais e não simuladas de formação. “Para a população, a importância é fundamental, pois algumas pessoas dependem desse tipo de atendimento para poder fazer uso ou, na verdade, acessar alguns direitos que elas não conseguem de outra forma.”
 
FAMÍLIA
Os serviços prestados por professores com estudantes dos cursos de graduação englobam a assistência jurídica gratuita na área de família e sucessões. No mesmo escritório, a instituição mantém um braço do Cejusc (Centro de Conciliação de Conflitos), também sem cobrar pelos atendimentos. 
 
Há ainda a clínica de nutrição que oferece avaliação nutricional e dietas, laboratório de educação física com serviços feitos a partir de parcerias da instituição com entidades públicas e privadas. “Fazemos esse trabalho também com corpo de bombeiros, rede pública municipal de ensino ou em eventos específicos onde realizamos trabalhos de avaliação física, aferição de pressão arterial, cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal).” 
 
Há também uma parceria com a Unimed que possibilita o desenvolvimento do projeto "Eternamente Moços", voltado para a qualidade de vida de usuários do plano na terceira idade.
 
O curso de engenharia civil da instituição também presta serviços à comunidade, como ensaios de materiais realizados em seu laboratório e com Paes (Projeto Arquitetura e Engenharia Solidárias), feito em conjunto com o curso de arquitetura com objetivo de elaborar projetos de alcance social e trabalhos de ajuda humanitária, reformando e construindo edificações para pessoas necessitadas. 
 
Outros espaços utilizados para os atendimentos gratuitos são o laboratório de análises clínicas do curso de biomedicina, a clínica de fisioterapia. Além disso, o NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), do curso de ciências contábeis, oferece orientações em parceria com a Receita Federal, e os cursos de educação física, história, pedagogia e publicidade e propaganda promovem trabalhos voltados para a comunidade.
VEJA AQUI OUTRAS REPORTAGENS SOBRE A SÉRIE
'O ENSINO A SERVIÇO DA COMUNIDADE'
LINK CURTO: http://folha.fr/1.357066