Ilustração usando logomarca oficial dos Jogos do ABC no site oficial da competição

Araçatuba vai ter 156 atletas nos Jogos Abertos do ABC

Disputas começam nesta quinta-feira

A delegação araçatubense contará com 156 atletas em diversas modalidades nos Jogos Abertos do Interior deste ano. As competições começam nesta quinta-feira (16), no grande ABC. O grupo que representará a cidade contará ainda com 30 integrantes, entre dirigentes, pessoal de apoio e zeladoria, informa nota divulgada nesta terça-feira (14) pela assessoria da Prefeitura.

Na primeira divisão, Araçatuba competirá no atletismo feminino, biribol, ciclismo feminino, damas, ginástica rítmica, handebol masculino, tênis masculino sub-21 e xadrez masculino sub-21. Na segunda divisão, Araçatuba competirá na capoeira feminina e masculina, futebol feminino, futsal feminino, judô masculino, caratê feminino, tênis de mesa feminino, tênis de mesa masculino, tênis feminino, vôlei de praia feminino, vôlei de praia masculino e xadrez feminino.

O alojamento de Araçatuba será na Escola Estadual Nélson Monteiro Palma, em São Bernardo do Campo. A chefe da delegação é Evandra Cristina Leite Santana, diretora de Esporte, Lazer e Recreação. 

FORMATO INÉDITO
Entre os dias 15 e 26 deste mês (com início das competições dia 16), as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires sediam a 81ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni. 

Pela primeira vez, o torneio ocorre por meio de convênio entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e um grupo de municípios, no caso, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Serão cerca de 12 mil atletas de quase 200 cidades paulistas, configurando a maior competição deste segmento na América Latina.

Os Jogos contam com 32 modalidades esportivas e duas divisões. É possível obter índice olímpico em natação e atletismo. Durante os Jogos Regionais, nas oito Regiões Esportivas do Estado, quase 40 mil pessoas disputaram o direito de estar no ABC para a disputa dos Abertos.

ABERTURA
A cerimônia de abertura será realizada nesta sexta-feira (17/) no Ginásio Poliesportivo Cidade de São Bernardo Adib Moysés Dib, a partir das 10h. O evento vai contar com a presença do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, dos prefeitos da região e diversas autoridades esportivas. Desfile de todas as delegações participantes, acendimento de pira olímpica e atividades culturais também farão parte do evento.

O secretário Paulo Gustavo Maiurino se disse honrado com a organização da mais tradicional competição do calendário da SELJ. "Os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni têm esse nome em homenagem ao seu idealizador, que de maneira predestinada, iniciou essa competição em 1936. Para mim e para todos os colaboradores da secretaria, é uma imensa hora organizar este torneio", afirmou. (Com informações do governo de SP)

SERVIÇO
- 81ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni – 15 a 26 de novembro;
- Cidades-sede: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires (via Consórcio Intermunicipal Grande ABC);
- Cerimônia de abertura: 17 de novembro (sexta-feira), a partir das 10h;
Local: Ginásio Poliesportivo Cidade de São Bernardo Adib Moysés Dib;
Endereço: Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta, São Bernardo-SP;
Mais informações: www.jogosgrandeabc.com.br.

LINK CURTO: http://folha.fr/1.373303