Centro Cultural Ferroviário, a avenida dos Araçás, em Araçatuba

Araçatuba assina carta para revitalizar Centro Ferroviário

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e a secretária municipal de Cultura, Tieza Marques assinaram, em São Paulo, na terça-feira (18), juntamente com o gerente de projetos do Instituto Pedra, Norton Ficarelli, uma carta de anuência para retomar o processo de revitalização do Centro Cultural Ferroviário. A obra será realizada por meio de uma parceria entre o município e a empresa Havan. 

O documento será apresentado ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) para continuar o processo de análise das estruturas do prédio e do entorno e a elaboração de propostas de recuperação física do espaço.

Os recursos a serem investidos na obra serão captados por meio do Proac (Programa de Apoio à Cultura), que é um programa de incentivos fiscais da Secretaria de Estado da Cultura. Por meio dele, entidades recebem autorização para obter patrocínio da iniciativa privada para projetos de preservação do patrimônio histórico e pesquisa, por exemplo. Os patrocinadores poderão, depois, descontar o valor desse investimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) devido.