Semana de saúde e bem-estar realizada na instituição: papel importantíssimo na formação de mão de obra qualificada

40 anos com muita cultura

Data será celebrada pelo Senac com extensa programação

Inaugurado em 1977, o Senac Araçatuba se tornou, ao longo dos anos, referência na região pela excelência de formação profissional. Neste mês, ao chegar a 40 anos, com atendimento nos 43 municípios da região, a instituição oferece cursos em diversas áreas de conhecimento, como saúde e bem-estar, beleza e estética, comunicação e artes, tecnologia da informação, gestão, negócios, moda entre outras. O fluxo de alunos diários na unidade gira em torno de 1,1 mil. 

Para comemorar as quatro décadas de atuação na cidade e região, a unidade preparou uma programação especial, sendo aberta à comunidade. Com atividades gratuitas, o calendário conta com ações multidisciplinares e educativas, com objetivo de promover a integração entre funcionários, alunos e toda a população. 

A primeira ação que integra as comemorações foi a palestra “Sempre, Às Vezes, Nunca — Etiqueta e Comportamento”, com o renomado consultor de comportamento e etiqueta Fábio Arruda. A atividade foi ministrada na terça-feira (28), no Araçatuba Plaza Hotel. 

Já o lançamento oficial da comemoração será nesta sexta-feira (1º), com a exposição “Acervo de Moda Senac: Ney Matogrosso”, que fica disponível para visita até 20 de dezembro, no Shopping Praça Nova, em horário de funcionamento. 

'NOSSA CARA'
“Procuramos trazer temas de palestras e workshops nas áreas onde a unidade tem ofertas de cursos para que a gente mostre um pouco da nossa cara. Então, os professores da casa vão ministrar os workshops, para que as pessoas tenham um primeiro contato com a área de atividade que elas tenham interesse”, explica a gerente da unidade, Marlene dos Santos Zequin, que trabalha há 33 anos no espaço.
 
Para Marlene, o Senac tem “papel importantíssimo na formação de mão de obra qualificada e no atendimento ao comercio de bens e serviços”. Enfatiza ela: “Temos o objetivo de formar pessoas qualificadas, não só na operação, mas também pensando no cidadão, em colocá-lo no status de protagonismo, de responsabilidade social”. 

MODERNIZAÇÃO
Nesses 40 anos, a modernização está presente na unidade, que deu início às obras de reestruturação em fevereiro deste ano, com previsão de entrega para junho de 2018. 
“Estamos inaugurando alguns espaços educacionais que não tínhamos. É um processo de modernização que está presente na marca Senac”, explica. 

Dentro os espaços que serão apresentados está a nova biblioteca, com atendimento especial para os alunos e a comunidade. Isso, além de pontos de cultura, acesso à internet e quatro novos laboratórios. Um deles, já existente, foi ampliado e receberá espaço para farmácia, meio ambiente e segurança do trabalho. Outra novidade é o laboratório de moda, que terá, a partir de 2018, cursos voltados para o segmento. 

CONTRIBUIÇÕES
O papel social da unidade está presente nessas quatro décadas. Uma das frentes que tem ampla atuação fora dos muros da unidade é o teatro. Exemplo disso é o Festara (Festival de Teatro de Araçatuba), que recebe apoio da unidade e tem grande parte de seus alunos vinda de participação no festival ou que obteve interesse por ele. 

“A participação do Senac nessa área vem crescendo anualmente. É curioso como essa área, que começou tímida, e foi crescendo e se destacando cada vez mais. Isso inclui o Senac ainda mais nas ações de cultura da cidade”, detalha Marlene. 

Outra ação do Senac na área cultural são as peças realizadas pela unidade no fim de cada ano de trabalho com os alunos. Nesse ponto, Marlene define como uma grande oportunidade, não só para os alunos como também para a população se envolver culturalmente. 

“Às vezes, as peças ficam uma semana, 10 dias em cartaz. Isso dá oportunidade para as pessoas curtirem uma peça, que fomenta a cultura ainda mais”, explica a gerente, que também ressalta a parceria entre a Secretaria de Cultura do município e os profissionais do meio.

LINK CURTO: http://folha.fr/1.376089