Vestibular resultou em movimento de carros e pessoas na frente da instituição de ensino superior

1º Vestibular de medicina de Araçatuba movimenta centro universitário

Aproximadamente 800 pessoas se inscreveram para disputar 58 vagas de novo curso do Unisalesiano

A realização das provas do primeiro vestibular de medicina de Araçatuba resultou em uma movimentação atípica para uma manhã de domingo no Unisalesiano (Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium). Candidatos se concentraram até pelo menos as 12h na frente da instituição na espera pela abertura dos portões do prédio onde o exame foi aplicado. 

Oitocentos estudantes se inscreveram para disputar as 58 vagas disponíveis para ocupação por meio do processo seletivo - outras sete foram direcionadas para o ingresso pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). A concorrência é de 14 candidatos por vaga. 

Ainda que uma parte significativa dos inscritos seja de Araçatuba, alguns dos outros enfrentaram horas de viagem em ônibus ou carro. Natália Brighente, 20 anos, é um deles. Moradora de Palmeira d’Oeste (SP, a 118 quilômetros de distância), ela passou duas horas na estrada em um automóvel com a família. “Sempre quis fazer medicina, porque é uma forma de ajudar as pessoas”, afirma. Ela conta que optou por prestar o vestibular em Araçatuba depois de se informar de que a instituição possui boas classificações no MEC (Ministério da Educação) e tinha boa estrutura. 

ÔNIBUS
Já Thomaz Silva Nunes, 22, de Londrina (no Paraná, a 321 quilômetros), Caroline Lazarov, 19, de São Paulo (a 524 quilômetros), e Maryellen Orbolato, 24, de Presidente Prudente (a 173 quilômetros) contam que vieram de ônibus. Já que viajariam, os três relatam que preferiram passar a véspera longe dos livros para relaxar e ter uma boa disposição no momento da prova. 

Thomaz e Caroline decidiram viajar para Araçatuba para participar do processo seletivo principalmente devido ao de que janeiro é um período em que geralmente não há vestibulares de medicina. “Apesar de ser um período de férias, quem estudar um pouquinho a cada dia, consegue se preparar melhor”, afirma ele. 

Já Maryellen diz que o curso do Unisalesiano a atraiu por considerar Araçatuba uma cidade próxima de Presidente Prudente. 

REGIÃO
A estudante Ana Paula da Silva, 19, de Luiziânia acredita que o surgimento de uma opção de graduação em medicina em Araçatuba é um ganho para a região. “Medicina é primeira opção e eu teria de prestar vestibular em outros lugares mais distantes”, conta. Ela diz que há dois anos faz provas para tentar ingressar em um curso de medicina em cidades como Barretos e Adamantina. 

De acordo com o reitor do centro universitário, padre Luigi Favero, o vestibular atraiu candidatos de 20 estados diferentes, entre eles Roraima, Rondônia, Alagoas e Amapá. Ele diz que se sente em uma festa de casamento. “É emocionante, o vestibular é a realização de um sonho de 12 anos”, conta. Segundo o reitor, as aulas começarão em 19 de fevereiro.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB) esteve no centro universitário pela manhã de domingo e acredita que a data do vestibular é um marco histórico para o município. “Há mais de 50 anos que os Araçatubenses almejam esse momento.” 

O chefe do Executivo municipal destaca que o curso de medicina facilitará a vida de quem deseja se formar na área da saúde em um momento em que o país precisa suprir uma carência de profissionais da medicina.  “E eu gostaria de parabenizar a instituição porque só a vontade da população não seria o suficiente. Precisa, como precisou, de uma empresa organizada para poder captar a liberação”, afirma. 

GABARITO
O gabarito será divulgado no próximo dia 22 e o resultado dos aprovados para a primeira chamada será disponibilizado às 16h de 2 de fevereiro no site http://www.unisalesiano.com.br, com período de matrícula entre os dias 6 e 7 de fevereiro, das 8h às 17h, na sede da instituição. O processo para a implantação do curso significou um investimento de R$ 15 milhões, de acordo com o reitor. A mensalidade será de R$ 6,5 mil.

LINK CURTO: http://folha.fr/1.385112