Folha da Região - Teatro Paulo Alcides Jorge, em Araçatuba, de volta à forma com espetáculo musical

Teatro Paulo Alcides Jorge, em Araçatuba, de volta à forma com espetáculo musical

Fernanda Mariano +++ --- Encaminhar Erro Imprimir


Sábado - 29/03/2008 - 03h01



Google+



O Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge abre as portas em grande estilo hoje (29), às 20h30, com o show do quarteto Choronas, atração da programação do projeto Sesi Música 2008 - Série Música Brasileira. Anexo à Biblioteca Pública Rubens do Amaral, o lugar passou por um processo de revitalização, do chão ao teto.

A reforma promoveu a manutenção da iluminação, substituição da parte elétrica e reparos no telhado e nas poltronas.

As cores do teatro e hall de entrada também mudaram, ganharam tom terra. As cortinas e carpete foram trocados. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Alexandre Sônego de Carvalho, a obra ficou em, aproximadamente, R$ 30 mil.

"A intenção foi preparar o teatro para as festividades do centenário, e para melhor atender os eventos culturais que já são realizados na cidade", comentou.

Desde novembro de 1981, quando o teatro foi instalado com recursos do governo estadual, a fiação elétrica nunca havia sido reparada. Outras estruturas, como a do telhado e as placas do teto, também precisavam de reforma devido a infiltrações.

Os ares-condicionados do local passaram por manutenção, mas devem ser substituídos. "Estamos aguardando um processo de licitação para a compra de aparelhos novos", diz Sônego.

O local tem capacidade para 200 pessoas sentadas, e é um dos poucos existentes para o desenvolvimento da programação cultural em Araçatuba. De acordo com dados da secretaria, somente no ano passado, 200 espetáculos passaram pelo teatro. "É um espaço muito utilizado e já tradicional", destaca o secretário.

Com o Teatro Castro Alves sem condições de uso e o São João desativado, o teatro Paulo Alcides Jorge é a opção de estrutura pública que atende à demanda de eventos junto com o teatro aberto Tom Jobim, na Praça João Pessoa.

Alexandre lembra que algumas peças têm sido promovidas com a parceria da Unip (Universidade Paulista) e também com o Thathi/Coc, que disponibilizam seus teatros para eventos.

Segundo Sônego, a expectativa da administração municipal é a de que o teatro Castro Alves seja reaberto ainda neste ano. "É a intenção e um plano que também atende às festividades do centenário", diz.

Ainda de acordo com ele, a secretaria e representantes da classe cultural da cidade devem se reunir para discutir alternativas que estabeleçam uma política de concessão do teatro para eventos e grupos teatrais amadores. "A idéia é otimizar o funcionamento do teatro, para evitar desgastes dos equipamentos e da estrutura", comenta.

ATRAÇÃO - A diretora do Sesi (Serviço Social da Indústria), Salete Surani Fracalossi Botichio, confirmou a participação de Araçatuba no Circuito Cultural promovido pela entidade em algumas cidades do Estado.

A primeira atração, que reabre o teatro Paulo Alcides Jorge, é a do quarteto Choronas. A apresentação tem início às 20h30.

"Mesmo sem um teatro do Sesi, onde normalmente são desenvolvidos os projetos, a cidade foi beneficiada com a programação cultural devido à importante data comemorada neste ano, o seu centenário", comenta.

Salete destaca que além do teatro Paulo Alcides Jorge, o Sesi também irá promover atividades culturais em outros locais, como a praça João Pessoa.

A atração de hoje, o grupo Choronas, apresenta repertório de obras consagradas e desconhecidas, tradicionais e recentes, de ritmos próprios da música brasileira, como choro, baião, maxixe e samba. "A Rita", "Brasileirinho", "Samba do Ernesto", "Trem das Onze", "Carinhoso" e "Dança da Solidão" são algumas das canções do programa.

Formado pelas musicistas Gabriela Machado (flauta transversal), Ana Cláudia César (cavaquinho), Paola Picherzky (violão) e Roseli Câmara (percussão) o quarteto apresenta sucessos de autores expressivos da cultura brasileira, como Chico Buarque, Waldir Azevedo, Adoniran Barbosa, Pixinguinha e Paulinho da Viola.

O grupo lançou o seu primeiro CD, intitulado "Atraente", em 2000, no Centro Cultural São Paulo e, no ano seguinte, a convite do Teatro São Pedro, de São Paulo, participou da montagem da opereta "A Noiva do Condutor", de Noel Rosa, compondo a Orquestra Feminina de Câmara.

SERVIÇO

O teatro municipal Paulo Alcides Jorge fica na rua Armando Salles de Oliveira, s/n, Vila Estádio (anexo à biblioteca pública Rubens do Amaral), em Araçatuba. Telefone: (18) 3622-5559.

Comentários
Comente esta matéria

Atenção: os comentários são moderados. Seu e-mail e telefone não serão divulgados, mas é necessário informá-los. Opiniões agressivas e palavrões não serão publicados neste espaço. Forneça seu nome completo.

Nome completo *
CPF *
E-mail (Não será publicado) *
Cidade *
Profissão *
Telefone (Somente números) *

* Informe seu nome completo, caso contrário a opinião não será publicada.
** Por favor, não escreva textos apenas em letra maiúscula.

Máximo de 500 caracteres.
Se quiser escrever um artigo para o jornal, envie o texto para artigos@folhadaregiao.com.br





Autoriza publicação desta opinião no portal e no jornal impresso?

Sim    Não

Folha da Região Facebook Twitter Instagram Google+ TV Araçatuba no Youtube Assine a Folha da Região Classificados
Expediente Telefones Comercial Classificados Contato Opiniões
Copyright Folha da Região. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha da Região.
Rua Joaquim Fernandes, 445 - Jardim Nova Iorque - CEP 16018-280 - Araçatuba/SP - Brasil - Telefone +55(18)3636-7774