Folha da Região - Tufão Wipha chega ao litoral Chinês

Tufão Wipha chega ao litoral Chinês

Folhapress +++ --- Encaminhar Erro Imprimir


Quarta-Feira - 19/09/2007 - 03h01



Google+



O tufão Wipha atingiu a cidade chinesa de Xangai, com ventos de 162 km/h, às 2h30 (15h30 de ontem em Brasília). "É a primeira vez em dez anos que o olho de um tufão atinge Xangai", disse Ding Ruoyang, um dos responsáveis do escritório municipal de meteorologia da cidade chinesa.

A Província vizinha de Zhejiang, altamente povoada, foi a primeira fortemente golpeada pelo tufão, que perdeu um pouco de força ao atingir o continente. Autoridades chinesas retiraram ontem 1,8 milhão de pessoas de áreas costeiras do país.

Em sua passagem por Taiwan, ventos de até 173 km/h foram registrados pelo Escritório de Meteorologia de Taiwan. O fenômeno surgiu como uma tempestade tropical e se transformou em tufão anteontem.

Um trabalhador morreu e outro ficou gravemente ferido em Taipé devido a fortes ventos causados pelo tufão, informou o Centro de Gerenciamento de Desastres de Taiwan. Escolas e prédios de escritórios foram fechados no norte de Taiwan. Vôos com origem de Taiwan e destino ao Japão, Coréia do Sul e outros países asiáticos foram cancelados.

Cerca de 30 mil barcos de pescas da Província buscaram abrigo em portos na noite de segunda-feira. A circulação de trens também foi suspensa na região.

A pior tempestade a atingir a costa da China nos últimos anos foi o tufão Winnie, em 1997, que matou 236 pessoas. O tufão Rananim, que causou ventos de mais de 160 km/h, foi o mais forte tufão a atingir a China desde 1956, provocando a morte aproximadamente de 200 pessoas.

Comentários
Comente esta matéria

Atenção: os comentários são moderados. Seu e-mail e telefone não serão divulgados, mas é necessário informá-los. Opiniões agressivas e palavrões não serão publicados neste espaço. Forneça seu nome completo.

Nome completo *
CPF *
E-mail (Não será publicado) *
Cidade *
Profissão *
Telefone (Somente números) *

* Informe seu nome completo, caso contrário a opinião não será publicada.
** Por favor, não escreva textos apenas em letra maiúscula.

Máximo de 500 caracteres.
Se quiser escrever um artigo para o jornal, envie o texto para artigos@folhadaregiao.com.br





Autoriza publicação desta opinião no portal e no jornal impresso?

Sim    Não

Folha da Região Facebook Twitter Instagram Google+ TV Araçatuba no Youtube Assine a Folha da Região Classificados Image Map
Expediente Telefones Comercial Classificados Contato Opiniões
>Copyright Editora Folha da Região de Araçatuba Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Joaquim Fernandes, 445 - Jardim Nova Iorque - CEP 16018-280 - Araçatuba/SP - Brasil - Telefone +55(18)3636-7774