Folha da Região - Movimento contra o spam incentiva as denncias

Movimento contra o spam incentiva as denncias

Karenine Miracelly +++ --- Encaminhar Erro Imprimir


Sexta-Feira - 10/11/2006 - 10h41



Google+
Notícia visualizada 256 vezes



Orientar o internauta a denunciar e se livrar dos spams. Essa a funo do Movimento Brasileiro Antispam que busca coibir o envio abusivo de e-mails no solicitados que distribuem propagandas, correntes, ou mensagens no estilo "ganhe dinheiro fcil". Por serem enviados a qualquer pessoa, mesmo sem autorizao, os spams conseguem atingir o objetivo de forar as pessoas a lerem as mensagens.

Etimologicamente, o termo spam origina-se de um programa de srie inglesa de comdia chamado Monty Phyton, em que vikings desajeitados esto em um bar e pedem repetida e exageradamente um presunto enlatado americano, cuja marca Spam. No Brasil, ainda no existe um rgo que regulamente ou puna este tipo de prtica. Por isso, as atividades do Movimento Brasileiro Antispam ganham destaque porque orientam os internautas a agirem de forma a no incentivar a prtica dos spammers, que o nome dado a quem manda spams.

O envio de spams prejudicial para os internautas e provedores porque a leitura dessas mensagens desperdia tempo de conexo e o espao em caixas de e-mail. Alm disso, incentiva que a internet seja usada para espalhar mentiras e boatos.

O movimento tem um site na internet e d dicas para o internauta denunciar ou at mesmo evitar os spams. A primeira precauo apagar os endereos dos outros destinatrios quando precisar passar adiante mensagens enviadas para vrias pessoas. Ao enviar uma mensagem para vrios destinatrios, o internauta deve usar o recurso de cpia oculta para no espalhar listas de e-mails ativos. Tambm no deve responder a um spam, nem para pedir a remoo de seu nome da lista, visto que isso apenas confirma que o e-mail est ativo.

Quando fizer compras pela internet, procure conhecer antes a honestidade da loja virtual porque muitas vendem os dados dos clientes. Para evitar problemas, crie um e-mail descartvel para utilizar exclusivamente nas compras via internet ou salas de bate-papo.

Para acabar com os spams de uma vez, a dica no repass-los, visto que eles acabam atingindo pessoas que querem apenas utilizar o e-mail como meio de comunicao srio. Se for necessrio, o internauta pode criar uma pasta para e-mails indesejados e habilitar seu programa de correio eletrnico para filtrar as mensagens suspeitas.


LIVRE-SE DOS SPAMS

Na internet
www.antispam.org.br

E-mail (para denncias)
abuse@antispam.org.br

Comentários
Comente esta matéria

Atenção: os comentários são moderados. Seu e-mail e telefone não serão divulgados, mas é necessário informá-los. Opiniões agressivas e palavrões não serão publicados neste espaço. Forneça seu nome completo.

Nome completo *
CPF *
E-mail (Não será publicado) *
Cidade *
Profissão *
Telefone (Somente números) *

* Informe seu nome completo, caso contrário a opinião não será publicada.
** Por favor, não escreva textos apenas em letra maiúscula.

Máximo de 500 caracteres.
Se quiser escrever um artigo para o jornal, envie o texto para artigos@folhadaregiao.com.br





Autoriza publicao desta opinio no portal e no jornal impresso?

Sim    No

Folha da Região Facebook Twitter Instagram Google+ TV Araçatuba no Youtube Assine a Folha da Região Classificados Image Map
Expediente Telefones Comercial Classificados Contato Opiniões
>Copyright Editora Folha da Região de Araçatuba Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Joaquim Fernandes, 445 - Jardim Nova Iorque - CEP 16018-280 - Araçatuba/SP - Brasil - Telefone +55(18)3636-7774