Folha da Região - Aprex - escritório on-line

Aprex - escritório on-line

Fernanda Mariano +++ --- Encaminhar Erro Imprimir


Terça-Feira - 17/10/2006 - 09h36




Alexandre Souza


Profissionais, empresários, estudantes, enfim, todos aqueles com atividades próprias da vida moderna correm o risco de esquecer de compromissos se não mantiverem a organização da agenda. Uma ferramenta, recentemente disponibilizada de forma gratuita na internet, permite controlar a programação e produtividade diárias, fazer apresentações, manter blogs e disco virtual, entre outras funções. No molde de um dos serviços propiciados pelo Google, o site Aprex (www.aprex.com.br) propõe que a rede mundial de computadores trabalhe para o usuário.

O serviço, que está sendo chamado de "escritório on-line", dispõe de calendário, contatos, tarefas, bloco de notas, disco virtual, blog e enquetes, com destaque especial para a organização da agenda profissional ou de lazer.

O sistema está sendo desenvolvido para atender a um público variado. De profissionais liberais, pequenas e médias empresas, instituições de ensino, organizações governamentais ou não, até grupos de amigos e familiares.

O propósito é organizar melhor o tempo e as informações que precisam ser resgatadas e lembradas pelo usuário.

O webdesigner João Henrique Firmino, de Araçatuba, utiliza o serviço para lembrar de compromissos profissionais e de lazer. Ele dá um exemplo: quando a agenda do Aprex é programada para lembrar um evento, o usuário recebe um aviso por e-mail sobre o compromisso, com a antecedência que foi indicada. "Com o e-mail do sistema, já lembrei de muitos compromissos marcados semanas antes, que havia esquecido", diz Firmino.

Quando o internauta programa a agenda, pode dar diversas características sobre o compromisso. Além de informar a data, o horário, o local e as pessoas que estão envolvidas no encontro ou reunião, também é possível deixar um lembrete, como não esquecer um documento, preparar um discurso e até mesmo lembrar de comentar sobre um aniversário ou data comemorativa.

"O Aprex traz recursos de alto nível, mas ao mesmo tempo é simples de usar", afirma o webdesigner. O aplicativo on-line funciona com a tecnologia Ajax, que tem por característica operar a partir de um navegador comum, sem exigir a instalação local de softwares em um micro (tendência tecnológica também conhecida pela expressão Web 2.0).

O aprex também permite que convidados, como clientes externos, acessem o conteúdo produzido pelos usuários, o que abre novas possibilidades de trabalho em equipe. Resumindo, o usuário pode abrir o acesso de terceiros a sua agenda.

Para utilizar os serviços básicos, basta o cadastramento gratuito. O sistema também apresenta baixo custo nos planos profissionais (de acordo com as ferramentas que o usuário quer utilizar).

Trata-se de um projeto nacional, fruto de dois anos de trabalho e US$ 500 mil de investimento feito pela empresa ZeroUm. Ela já anunciou que deve acrescentar, em breve, ferramentas como a elaboração de "e-mail marketings" e de apresentações on-line compartilhadas pela internet.

Entre as condições necessárias para a utilização dos serviços estão: ser maior de 18 anos, fornecer informações reais no processo de cadastro, utilizar o login individualmente - sem que terceiros tenham acesso a sua senha. Não são aceitas contas criadas por robôs ou outros métodos automáticos, e o usuário é o responsável pela segurança e manutenção de sua conta e senha.

SEMELHANTES - O Aprex é o único "escritório on-line" brasileiro, mas existem serviços semelhantes que foram traduzidos para o português. Entre as opções estão o Calendar, a agenda lançada pelo Google, que é considerada superior em relação a outros sistemas de agenda, como o 30 Boxes, Yahoo Calendar, HipCal, Kiko e Elefante.

Os usuários do serviço gratuito de e-mail do Google, o Gmail, provavelmente considerarão o Google Calendar especialmente útil.

O software do Google vasculha o Gmail e reconhece menção a eventos, e oferece ao usuário a oportunidade de acrescentar as datas à sua agenda.

O serviço é grátis, sem pop-ups e sem banners.



Comentários
Comente esta matéria

Atenção: os comentários são moderados. Seu e-mail e telefone não serão divulgados, mas é necessário informá-los. Opiniões agressivas e palavrões não serão publicados neste espaço. Forneça seu nome completo.

Nome completo *
CPF *
E-mail (Não será publicado) *
Cidade *
Profissão *
Telefone (Somente números) *

* Informe seu nome completo, caso contrário a opinião não será publicada.
** Por favor, não escreva textos apenas em letra maiúscula.

Máximo de 500 caracteres.
Se quiser escrever um artigo para o jornal, envie o texto para artigos@folhadaregiao.com.br





Autoriza publicação desta opinião no portal e no jornal impresso?

Sim    Não

Folha da Região Facebook Twitter Instagram Google+ TV Araçatuba no Youtube Assine a Folha da Região Classificados
Expediente Telefones Comercial Classificados Contato Opiniões
Copyright Folha da Região. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha da Região.
Rua Joaquim Fernandes, 445 - Jardim Nova Iorque - CEP 16018-280 - Araçatuba/SP - Brasil - Telefone +55(18)3636-7774