Folha da Região - Museu resgata a história de Araçatuba e da região

Museu resgata a história de Araçatuba e da região

Karenine Miracelly +++ --- Encaminhar Erro Imprimir


Sábado - 19/08/2006 - 12h30



Google+



O Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon possibilita o conhecimento da história de Araçatuba e da região a partir de objetos das famílias dos pioneiros. O visitante tem a oportunidade de entender a formação da sociedade, economia e política locais e a explicação para nomes e fatos do cotidiano porque durante a visita volta ao passado e conhece a história a partir do século 19 até os dias atuais.

O museu recebe entre 500 e 800 visitantes por mês. Algumas exposições que ficaram termporariamente no museu atraíram até cinco mil visitantes em 30 dias. As visitações são gratuitas e monitoradas pela historiadora e antropóloga Dilei Vilela, responsável pela organização e conservação do acervo.

É possível agendar as visitas com antecedência. Essa precaução é recomendada sobretudo quando o número de visitantes é grande, como ocorre em excursões de escolas. Cada visitante é convidado a registrar sua participação no livro de visitas da instituição, a fim de que o documento também ganhe um valor histórico. A visita ao museu é utilizada como complemento para aulas de História nos diversos níveis de ensino.

O acervo conta com cerca de oito peças: móveis, objetos pessoais, ferramentas e equipamentos utilizados nas ferrovias que impulsionaram a ocupação da região, roupas, selos, moedas, cédulas, fotos, documentos etc. Os objetos foram doados pelos descendentes das famílias dos pioneiros. O valor de cada peça ultrapassa o monetário, caracterizando-se como patrimônio histórico do povo da região.

O próprio prédio onde funciona o museu tem valor histórico. Trata-se da antiga casa do engenheiro da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB). O local faz parte da antiga vila ferroviária e a construção tem traços das primeiras décadas do século 20. Quem tiver algum objeto com valor histório em casa pode doar para o acervo do museu. As doações podem ser entregues pessoalmente no local ou apanhadas por uma equipe da instituição.


SAIBA MAIS SOBRE O MUSEU HISTÓRICO

Onde fica
Rua Quinze de Novembro, 247, no centro de Araçatuba. Telefone (18) 3625-3392.

Funcionamento
De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h; aos sábados e domingos, das 9h às 12h.

Comentários
Comente esta matéria

Atenção: os comentários são moderados. Seu e-mail e telefone não serão divulgados, mas é necessário informá-los. Opiniões agressivas e palavrões não serão publicados neste espaço. Forneça seu nome completo.

Nome completo *
CPF *
E-mail (Não será publicado) *
Cidade *
Profissão *
Telefone (Somente números) *

* Informe seu nome completo, caso contrário a opinião não será publicada.
** Por favor, não escreva textos apenas em letra maiúscula.

Máximo de 500 caracteres.
Se quiser escrever um artigo para o jornal, envie o texto para artigos@folhadaregiao.com.br





Autoriza publicação desta opinião no portal e no jornal impresso?

Sim    Não

Folha da Região Facebook Twitter Instagram Google+ TV Araçatuba no Youtube Assine a Folha da Região Classificados
Expediente Telefones Comercial Classificados Contato Opiniões
Copyright Folha da Região. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha da Região.
Rua Joaquim Fernandes, 445 - Jardim Nova Iorque - CEP 16018-280 - Araçatuba/SP - Brasil - Telefone +55(18)3636-7774