Folha da Região - Carnaval: bruxas e sacis se encontram na 'Unidos da Zona Leste'

Carnaval: bruxas e sacis se encontram na 'Unidos da Zona Leste'

Talita Rustichelli +++ --- Encaminhar Erro Imprimir


Quarta-Feira - 26/02/2014 - 10h08



Google+
Atualização: 10h31 de 26/02/2014


Alexandre Souza/Folha da Regio - 20/02/2014
               
Cerca de 20 pessoas trabalham noite e dia na confeco das roupas, adereos e carros alegricos


Saindo da linha das homenagens, a escola de samba Unidos da Zona Leste neste ano tenta seu tetracampeonato com o tema "Crendices e Supersties". Seres encantados e itens que envolvem a crena de diversos povos podero ser vistos durante o desfile da agremiao, que ser a segunda a pisar na passarela do Recinto Clibas de Almeida Prado, nos dias 2 e 3 de maro. Depois de quatro carnavais consecutivos defendendo enredos que fizeram meno a pessoas e instituies, o presidente Jacques Ptia optou por um tema mais abrangente.

Em 2009, homenagearam Zumbi dos Palmares - levando o primeiro lugar; em 2010, conquistaram o ttulo pela segunda vez, falando sobre a caridosa Benedita Fernandes; em 2012, abordaram o Rotary Clube, saindo da passarela tricampe; e no ano passado, o enredo falou sobre a vida e a obra do compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga. A mudana de linha, segundo Ptia, oferece mais liberdade para a criao. "Quando voc faz uma homenagem, precisa ficar bastante restrito histria da pessoa ou instituio. Escolhemos um tema que pode ser mais abrangente. Neste ano, vamos falar sobre algo de cunho popular, sobre coisas que mexem com a imaginao das pessoas", explica.

A inteno que desfilem de 250 a 300 pessoas, no s de Araatuba, mas tambm de cidades como Lins, Sagres, Osvaldo Cruz e Penpolis. So, ao todo, dez alas. A comisso de frente levar bruxas inspiradas nas mulheres condenadas pela inquisio. Os cerca de 60 integrantes que compem a bateria desfilaro com trajes que remetem a magos. As roupas e adereos das baianas foram inspirados nas fadas; as crianas representaro os pajs, com trajes indgenas; e haver ainda as alas dos gatos pretos, dos lobisomens, dos sonhos, das benzedeiras, dos mitos noturnos e dos ciganos. Tambm haver dois casais de mestre-sala e porta-bandeira, sendo um deles mirim.

TRABALHO DURO
Cerca de 20 pessoas trabalham noite e dia na confeco das roupas, adereos e carros alegricos, tanto no barraco, na rua dos Fundadores, quanto no recinto. Duas delas so da capital paulista: o carnavalesco Rodrigo Ferraz, que trabalha na Unidos da Zona Leste pela primeira vez, e o escultor Luiz Kouti, que j passou pela escola no ano passado.

Leia esta notícia na íntegra em nossa edição digital para assinantes

Comentários
Comente esta matéria

Atenção: os comentários são moderados. Seu e-mail e telefone não serão divulgados, mas é necessário informá-los. Opiniões agressivas e palavrões não serão publicados neste espaço. Forneça seu nome completo.

Nome completo *
CPF *
E-mail (Não será publicado) *
Cidade *
Profissão *
Telefone (Somente números) *

* Informe seu nome completo, caso contrário a opinião não será publicada.
** Por favor, não escreva textos apenas em letra maiúscula.

Máximo de 500 caracteres.
Se quiser escrever um artigo para o jornal, envie o texto para artigos@folhadaregiao.com.br





Autoriza publicao desta opinio no portal e no jornal impresso?

Sim    No

Folha da Região Facebook Twitter Instagram Google+ TV Araçatuba no Youtube Assine a Folha da Região Classificados Image Map
Expediente Telefones Comercial Classificados Contato Opiniões
>Copyright Editora Folha da Região de Araçatuba Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Joaquim Fernandes, 445 - Jardim Nova Iorque - CEP 16018-280 - Araçatuba/SP - Brasil - Telefone +55(18)3636-7774