Folha da Região - Unesp procura pessoas com periodontite para realizar pesquisa

Unesp procura pessoas com periodontite para realizar pesquisa

Monique Bueno +++ --- Encaminhar Erro Imprimir


Terça-Feira - 03/09/2013 - 09h01



Google+
Atualização: 13h21 de 03/09/2013


Valdivo Pereira/Folha da Região - 02/09/2013
               
Pesquisa da Unesp envolve aplicação de laser na gengiva com o objetivo de evitar a perda dos dentes


A FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) está a procura de fumantes e não fumantes diagnosticados com periodontite (inflamação nas gengivas) para participarem de uma pesquisa que envolve aplicação de laser na gengiva com o objetivo de evitar a perda dos dentes.

A professora assistente doutora da disciplina de periodontia, Letícia Helena Theodoro explica que o objetivo da pesquisa é avaliar dois tipos de tratamento para a periodontite: o convencional, com uso de antibiótico, e a terapia fotodinâmica antimicrobiana, que é a aplicação de um laser associado a uma droga fotossensibilizadora.

"Os dois tratamentos atuam na diminuição das bactérias instaladas na gengiva. Como em fumantes o risco de ter a doença é três vezes maior, decidimos estudar os tratamentos em dois grupos, o de fumantes e não fumantes", disse. A periodontite destrói o tecido que insere o dente ao osso, provocando perda da sustentação do mesmo. Dessa forma, o dente amolece e cai.

VOLUNTÁRIOS
Atualmente, Letícia conta com 35 voluntários, mas precisa de mais 67 pessoas. Os interessados deverão ligar antes na faculdade, pelo telefone (18) 3636-3239 ou 3636-2859 para realizarem uma pré-triagem. "Os pacientes devem ter a periodontite, mais de 15 dentes, não podem ser diabéticos e, para o grupo dos fumantes, têm que fumar mais de dez cigarros por dia, há mais de cinco anos", ressaltou. As avaliações clínicas e o tratamento dos voluntários serão feitas na clínica de pós-graduação da disciplina de periodontia, localizada na FOA - rua José Bonifácio, 1193, Vila Mendonça.

Leia esta notícia na íntegra em nossa edição digital para assinantes

Comentários
Comente esta matéria

Atenção: os comentários são moderados. Seu e-mail e telefone não serão divulgados, mas é necessário informá-los. Opiniões agressivas e palavrões não serão publicados neste espaço. Forneça seu nome completo.

Nome completo *
CPF *
E-mail (Não será publicado) *
Cidade *
Profissão *
Telefone (Somente números) *

* Informe seu nome completo, caso contrário a opinião não será publicada.
** Por favor, não escreva textos apenas em letra maiúscula.

Máximo de 500 caracteres.
Se quiser escrever um artigo para o jornal, envie o texto para artigos@folhadaregiao.com.br





Autoriza publicação desta opinião no portal e no jornal impresso?

Sim    Não

Folha da Região Facebook Twitter Instagram Google+ TV Araçatuba no Youtube Assine a Folha da Região Classificados Image Map
Expediente Telefones Comercial Classificados Contato Opiniões
Copyright Folha da Região. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha da Região.
Rua Joaquim Fernandes, 445 - Jardim Nova Iorque - CEP 16018-280 - Araçatuba/SP - Brasil - Telefone +55(18)3636-7774