Folha da Região - Novo Código Florestal protege pequena propriedade, diz MP

Novo Código Florestal protege pequena propriedade, diz MP

Silvia Helena +++ --- Encaminhar Erro Imprimir


Domingo - 04/11/2012 - 10h33



Google+
Atualização: 18h48 de 05/11/2012



Novo Código Florestal representa avanço na medida em que garante proteção maior para as pequenas propriedades. Essa é a posição defendida pelo promotor de Justiça e Meio Ambiente em Araçatuba, Albino Ferragini, ao avaliar a sanção e vetos da nova Lei Florestal. Outros segmentos envolvidos, como entidade ambientalista, Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e uma especialista em direito ambiental também expuseram seus pontos de vista. Em comum, eles apontam a consolidação da lei como principal ato envolvendo o tema.

A lei 12.727, de 17 de outubro de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff - com nove artigos vetados - tem como objetivo o desenvolvimento sustentável. Para isso, estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos.

De acordo com Ferragini, apesar do avanço, houve retrocesso ambiental principalmente nas APPs (Áreas de Preservação Permanente), que têm como principal função a preservação dos cursos d'água, habitat natural de centenas de espécies de animais e vegetais típicos de áreas úmidas, além de exercer a função de corredores naturais dos animais.

Leia esta notícia na íntegra em nossa edição digital para assinantes

Comentários
Comente esta matéria

Atenção: os comentários são moderados. Seu e-mail e telefone não serão divulgados, mas é necessário informá-los. Opiniões agressivas e palavrões não serão publicados neste espaço. Forneça seu nome completo.

Nome completo *
CPF *
E-mail (Não será publicado) *
Cidade *
Profissão *
Telefone (Somente números) *

* Informe seu nome completo, caso contrário a opinião não será publicada.
** Por favor, não escreva textos apenas em letra maiúscula.

Máximo de 500 caracteres.
Se quiser escrever um artigo para o jornal, envie o texto para artigos@folhadaregiao.com.br





Autoriza publicação desta opinião no portal e no jornal impresso?

Sim    Não

Folha da Região Facebook Twitter Instagram Google+ TV Araçatuba no Youtube Assine a Folha da Região Classificados
Expediente Telefones Comercial Classificados Contato Opiniões
Copyright Folha da Região. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha da Região.
Rua Joaquim Fernandes, 445 - Jardim Nova Iorque - CEP 16018-280 - Araçatuba/SP - Brasil - Telefone +55(18)3636-7774