Folha da Região - Emprega SP: 163 vagas em Araçatuba

Emprega SP: 163 vagas em Araçatuba

Aline Galcino +++ --- Encaminhar Erro Imprimir


Sexta-Feira - 13/02/2009 - 03h01



Google+



O governo do Estado de São Paulo, por meio da Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho), dispõe de 163 vagas de emprego em Araçatuba. Dessas, pelo menos 39 não têm um candidato sequer na disputa. A maioria das vagas é para jardineiro, função que pode empregar 90 pessoas.

O balanço foi divulgado pela assessoria de imprensa da secretaria na tarde da última quinta-feira (12) e corresponde às vagas em aberto no dia 11. Segundo a assessoria, o número de vagas é modificado diariamente. No dia 10, por exemplo, o sistema mostrava apenas 66 vagas para o município.

Na região - municípios de Andradina, Birigui, Lins, Promissão e Valparaíso, outras 57 vagas estavam em aberto até o dia 10. A maioria das oportunidades da região está no campo, como a vaga para tratorista agrícola. São 25 vagas para a função na cidade de Lins.

Mas ainda há vagas para soldador (10), corretor de seguros (8), caldeireiro (5), vendedor de comércio varejista (5), promotor de vendas (3), vendedor em domicílio (2), auxiliar de contabilidade (2), entre outras. Algumas vagas são bem específicas, como gerente de logística (armazenagem e distribuição), operador de computador (inclusive microcomputador), professor de nível médio, porteiro em hotel, engenheiro mecânico automotivo, trabalhador da manutenção de edificações, etc.

Todas as vagas estão no sistema Emprega São Paulo, do governo estadual.

Em todo o Estado, estão disponíveis 13.781 vagas de emprego, conforme balanço feito no dia 11. Desse total, 3,2 mil ainda não tinham candidatos. Mais de um quarto das vagas ofertadas no território paulista está na cidade de São Paulo: são 3.096 oportunidades de trabalho.

Dessas, 663 não têm candidatos. Algumas das vagas sem encaminhamento na capital são para operador de telemarketing (60 vagas), vendedor (24) e médico (29).

Para concorrer às vagas, os candidatos podem se cadastrar no site do sistema Emprega São Paulo ( www.empregasaopaulo.sp.gov.br) ou pessoalmente no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) - onde será necessário apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Em Araçatuba, o PAT fica na rua Almirante Barroso, 47, no Centro. Os endereços de todos os PATs do Estado estão na página da Sert na internet, no endereço
www.emprego.sp.gov.br/pat.

Lançado oficialmente no dia 12 de novembro de 2008, o Emprega São Paulo é um sistema gratuito de intermediação de mão-de-obra pela internet que substituiu as listas com as vagas de emprego em aberto antes afixadas nos postos de atendimento ao trabalhador. Hoje o candidato que procura os PATs é orientado sobre o Emprega São Paulo.

O sistema já computa 4.425 trabalhadores da região cadastrados e 287 empregadores, sendo 37 cadastros pelos PATs e os demais pelo Emprega São Paulo. Desde que entrou em operação, 63 trabalhadores da região conseguiram efetivamente uma vaga no mercado de trabalho.

INSCRIÇÃO

Podem se inscrever no Emprega São Paulo, candidatos ou empregadores. O cadastro é feito no próprio site, após o "candidato" ou "empregador", ler e aceitar o Termo de Responsabilidade de Uso.

É preciso fornecer dados pessoais, tais como nome e CPF (Cadastro da Pessoa Física), escolher um usuário e senha, que serão exigidos cada vez que o candidato ou empregador quiser acessar o site.

O candidato só conseguirá visualizar as vagas em aberto que estejam em perfeito acordo com as exigências do empregador e não todas as vagas de trabalho cadastradas no sistema.

Comentários
Comente esta matéria

Atenção: os comentários são moderados. Seu e-mail e telefone não serão divulgados, mas é necessário informá-los. Opiniões agressivas e palavrões não serão publicados neste espaço. Forneça seu nome completo.

Nome completo *
CPF *
E-mail (Não será publicado) *
Cidade *
Profissão *
Telefone (Somente números) *

* Informe seu nome completo, caso contrário a opinião não será publicada.
** Por favor, não escreva textos apenas em letra maiúscula.

Máximo de 500 caracteres.
Se quiser escrever um artigo para o jornal, envie o texto para artigos@folhadaregiao.com.br





Autoriza publicação desta opinião no portal e no jornal impresso?

Sim    Não

Folha da Região Facebook Twitter Instagram Google+ TV Araçatuba no Youtube Assine a Folha da Região Classificados
Expediente Telefones Comercial Classificados Contato Opiniões
Copyright Folha da Região. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha da Região.
Rua Joaquim Fernandes, 445 - Jardim Nova Iorque - CEP 16018-280 - Araçatuba/SP - Brasil - Telefone +55(18)3636-7774