Os ingressos para a peça “Preto”, que será realizada os dias 24 e 25 deste mês, no Sesc Birigui, estão praticamente esgotados. O espetáculo, que está com a venda aberta desde o dia 6, tem no elenco a atriz Renata Sorrah. A atração é uma montagem da Companhia Brasileira de Teatro.
A obra propõe uma investigação sobre o que gera a rejeição das diferenças na sociedade e, principalmente, sobre as possibilidades de coexistência e campos de interação entre as diferenças. O espetáculo olha para o racismo na vivência brasileira e em perspectiva com o mundo e, a partir daí, reage artisticamente através de múltiplas visões e sentidos, debatendo um tema atual, o respeito as diferenças.
A trama se desenrola a partir da fala pública de uma mulher negra, uma espécie de conferência sobre questões que incluem racismo, a realidade do negro e da negra no país, nos dias de hoje, o afeto e o diálogo, a maneira como a sociedade lida com as diferenças e como cada um se vê numa sociedade marcada pela desigualdade. A peça é composta por uma séria de tentativas de diálogos encenadas pelos atores. Além de Renata Sorrah, o elenco é composto por Cássia Damasceno, Felipe Soares, Grace Passô, Nadja Naira, Rodrigo Bolzan e Rafael Lucas Bacelar.
Com a direção assinada por Marcio Abreu e trilha sonora de Felipe Storino, o processo de criação do espetáculo, que já foi apresentado na Alemanha, teve em suas referências básicas as obras de Joaquim Nabuco, um intelectual e político abolicionista brasileiro que viveu no século 19 entre o Brasil e a Europa; o livro contemporâneo “A Crítica da Razão Negra”, do professor e cientista político camaronês Achille Mbembe; os escritos de “Frantz Fanon”; a literatura de Ana Maria Gonçalves e a da poeta e professora Leda Maria Martins, entre outros pensadores. A dramaturgia também é de Marcio Abreu, Grace Passô e Nadja Naira.
Companhia
A Companhia Brasileira de Teatro é um coletivo de artistas de várias regiões do país fundado pelo dramaturgo e diretor Marcio Abreu em 2000, em Curitiba, cidade onde mantém sua sede, num prédio antigo do centro histórico. Sua pesquisa é voltada principalmente para novas formas de escrita e para a criação contemporânea. A companhia realiza frequentes intercâmbios com outros artistas no país e no exterior. Estreou na França, em 2014, o espetáculo “Nus, Ferozes e Antropófagos”, em parceria com os diretores Thomas Quillardet e Pierre Pradinas e com artistas brasileiros e franceses do Coletivo Jakart e colaboradores da Companhia Brasileira. Serviço
Quem quiser comprar os últimos ingressos, basta entrar no site https://www.sescsp.org.br ou ir até a unidade do Sesc, em Birigui.
Comentários sobre esse post