O grupo teatral Empodera de Araçatuba já realizou apresentações da peça “Eu, Mulher” em diferentes cidades da região. Os artistas já passaram por São José do Rio Preto, Guararapes, Birigui, Penápolis, entre outras. Mas desta vez, é hora de se apresentar em casa. O grupo atuará na Oficina de Macacos amanhã, dia 03 de julho, às 20h.
A peça é dividida em três monólogos e cada um deles conta a história do drama de uma mulher. A primeira, que sufocou (Brunna Lima); a segunda, que foi para a rua (Larissa Lacava); e a terceira, que virou festa (Geovanna Leite). Todas elas buscam o seu próprio empoderamento e autoconhecimento diante de uma sociedade tradicional e conservadora. A história dessas três mulheres compõe o enredo da peça, que salienta a necessidade do empoderamento feminino e do ato de levantar a voz dentro de uma sociedade opressora.
Após todas as sessões da peça, sempre acontece uma troca de ideias entre os artistas e os espectadores a respeito o aprendizado sobre o que foi assistido. De acordo com o próprio grupo, estas atividades (chamadas de atividades formativas), tal qual o espetáculo em si, tem a necessidade de serem realizados urgentemente, visando debater, discutir e abrir os olhos do público sobre aspectos recorrentes no cotidiano da mulher, como violência, machismo, assédio e outros temas relacionados ao mesmo assunto – além do próprio empoderamento que dá nome ao grupo teatral.
O Empodera já realizou dois ensaios abertos da peça na cidade. No mês passado, houve a grande estreia, que aconteceu no Centro Cultural Casa Maré. Desde a primeira apresentação, os artistas contaram com grande apelo ao público e relevantes momentos de troca de informações nos bate-papos que aconteceram após os atos, que contaram com lotação quase absoluta em todas as sessões.
Comentários sobre esse post