12 de março: Dia do Bibliotecário

No meio dos livros, prateleiras e corredores das bibliotecas, estão eles, os bibliotecários. Hoje (12), é o Dia do Bibliotecário. A data foi instituída por um decreto, em 12 de abril de 1980, com efeito em todo o território nacional. A comemoração é especialmente neste dia, pois é o mesmo dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

O bibliotecário é o profissional formado em biblioteconomia e que trabalha para o progresso cultural do país. Mas quem pensa que o ele fica o dia todo lendo está muito enganado, o bibliotecário é quem faz o gerenciamento das bibliotecas e várias outras tarefas, como a catalogação e indexação de obras, manutenção de sistemas informáticos, entre outros.

Segundo a Renata Ribeiro de Lima, bibliotecária-chefe da Biblioteca Municipal de Araçatuba, o bibliotecário é o profissional liberal que trata a informação e a torna acessível ao usuário final, independente do suporte informacional. É visto como um administrador de informação que trabalha no processo, analisando as informações para sua futura disseminação e também auxilia na busca e na seleção. As áreas de trabalho são diversas, como bibliotecas escolares, particulares, universitárias, especializadas, públicas, digitais, institutos de pesquisa, indústrias, bancos de imagens, empresas de comunicação, também pode gerir redes e sistemas de informação.