O Departamento de Fauna da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo concedeu ontem à Prefeitura de Araçatuba a autorização de Uso e Manejo do Zoológico Municipal “Dr. Flavio Leite Ribeiro”. O documento foi emitido pela CBRN) Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais). Com isso, o zoo passa a “existir” oficialmente.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba, a autorização é concedida após a Prefeitura atender às exigências governamentais e alcançar condições para conquista do reconhecimento do órgão controlador. O processo de licenciamento corre há oito anos.
De acordo com secretário Petrônio Pereira Lima, essa autorização permite a movimentação dos animais existentes no zoo, ou seja, a entrada e saída deles. A ideia, no entanto, não é receber mais animais no zoológico, e sim, ceder a outros espaços os que existem em excesso, como jabutis e queixadas (tipo de porco).
O espaço perdeu muitos animais nos últimos anos, como macacos, onça-parda, ema, hipopótamo e leoa. Em 2011 o Ministério Público denunciou maus-tratos de animais à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Na época, uma vistoria foi feita no zoológico e a Prefeitura foi obrigada a fazer obras de adequações.
O zoológico foi fundado em 1963 e é conhecido como Bosque Municipal. O local é destinado a atividades físicas, de lazer, esportivas, culturais e de educação ambiental. Com área de 117 mil metros quadrados, o zoo é muito rico em espécies nativas e abriga diversas aves silvestres, cutias, bugios, teiús e 23 espécies animais em cativeiro, totalizando hoje 252 exemplares no plantel.
Os animais serão mantidos no parque, em área protegida e as visitações serão permitidas por meio de agendamentos e acompanhadas de monitores. Os trabalhos serão focados na área de conservação e aproveitando convênio existente com a Unesp (Universidade Estadual Paulista.
Precisamos proteger os animais também em relação ao estresse que passam por estarem muito próximos das atividades humanas, como é o caso do campo de futebol e pistas de passeio”, esclarece o secretário.
Em parceria com o Escritório Modelo do Unitoledo (Centro Universitário Toledo) coordenado pela professora Ana Paula e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, foi apresentado para a administração municipal uma proposta de revitalização a baixo custo do espaço. Os custos estão sendo levantados e a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação e o grupo de universitários farão os estudos para posterior apresentação à população. O zoo é aberto a visitações de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Comentários sobre esse post