São Francisco de Assis era um amante da natureza e considerado o padroeiro dos animais, e por esse motivo, no dia 4 de outubro, data de sua festa, é comemorado o Dia Mundial dos Animais. A data surgiu em 1931, na cidade de Florença, na Itália, em uma convenção entre ecologistas. Hoje, várias pessoas de ONGs lutam pelas vidas dos animais de rua, fazendo resgates de cachorros feridos e abandonados .
A ONG Anjo Animal, de Birigui, faz um trabalho ativo na cidade resgatando animais de rua, tratando e lhes dando um lar. A organização tem cerca de 20 voluntários e desde a sua criação, em 2010, já salvou mais de 5 mil animais. Uma das criadoras do grupo, Carla Cristina Bianchi, explica que, em média, por semana, três animais são resgatados.
Após o recolhimento na rua, eles são levados para o veterinário, onde recebem os devidos tratamentos e vacinas e após a alta, são levados para o abrigo da ONG para a adoção. “As pessoas nos procuram relatando um animal que está abandonado ou andando machucado pela cidade. Nesses casos, eu peço foto para ver a real situação, porque muitas vezes, ele é de algum vizinho e está bem de saúde. Caso contrário, nós vamos até o local e fazemos o resgate.”

Comentários sobre esse post