Setembro foi instituído mundialmente como o período para sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre o suicídio, assunto que ainda é considerado um tabu na sociedade.
Durante todo o mês da campanha Setembro Amarelo, eventos estão sendo realizados em várias partes do mundo para chamar atenção sobre as formas de prevenção deste que já é um problema de saúde pública. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no planeta.
Na cidade, a programação é organizada por meio de parceria entre o Comitê Pró-CVV (Centro de Valorização da Vida) Araçatuba, Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Prefeitura (secretarias municipais de Saúde e Assistência Social) e Câmara de Vereadores. Dentre os apoios: Rotary Club, Unip, UniSalesiano, Polícia Militar, Shopping Praça Nova, Movimento Amor à Vida e algumas empresas, incluindo a Folha da Região.
A segunda semana da campanha teve início justamente na data estabelecida como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10. Uma reunião aberta ao público e a profissionais da área de saúde foi realizada na sede dos Rotary Clubs de Araçatuba. Na ocasião, dois especialistas fizeram abordagens pertinentes ao tema por meio de palestras.
A Prof.ª Dra. Fernanda de Sousa Vieira, docente no curso de Psicologia do Centro UniSalesiano e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Discente, e o psicólogo Matheus Martins Garcia, do Ceaps (Centro Especializado em Atenção Psicossocial), da Secretaria Municipal de Saúde, dividiram o espaço com amplos enfoques.
Comentários sobre esse post