A Santa Casa de Araçatuba realizou nesta sexta-feira (14), a 13.ª captação de órgãos do ano pela instituição. O paciente é um homem de 36 anos, morador em Mirandópolis, vítima de um traumatismo craniano grave, que deu entrada na unidade por meio da Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a morte cerebral do doador foi constatada por volta das 12h de quinta-feira (13). Após serem realizados os exames protocolares, a Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa entrevistou os familiares do paciente, que concordaram com a doação.
Foram captados o fígado e os rins que foram coletados durante a manhã por equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Os órgãos foram encaminhados a um hospital não informado para serem transplantados em pacientes que aguardam na fila e que são compatíveis com o doador.
AÇÃO
Neste sábado (15), a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais e a Santa Casa realizam diversas ações no calçadão da rua Marechal Deodoro, voltadas ao incentivo à doação de órgãos. A atividade faz parte do projeto Doando vida: órgãos, tecidos e leite materno.
Quem passar pelo calçadão a partir das 10h poderá participar do Dia da Saúde, que terá apresentação de danças e caminhada. Além disso, equipe da Unip, que é parceira no evento, oferecerá serviços gratuitos à população em geral, como cálculo de IMC e orientações sobre alimentação saudável; aferição de pressão arterial e taxa de glicemia; e realização de dinâmicas de bem estar.
Comentários sobre esse post