O Ministério Público instaurou inquérito para apurar a falta de nutricionistas nas escolas municipais de Buritama, com base em representação do Conselho Regional de Nutricionistas.
De acordo com a portaria, para atender a quantidade de alunos nas oito escolas do município seriam necessários quatro profissionais, sendo um nutricionista responsável técnico e outros três para compor o quadro de especialistas. No entanto, conforme a representação, há apenas um nutricionista para atender toda a rede.
A necessidade desses profissionais está prevista em resolução do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), considerado um dos maiores programas de alimentação escolar do mundo e o único com atendimento universalizado. Apesar do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) contar com nutricionistas desde sua criação, foi somente em 2006 que a presença do profissional em todas as escolas tornou-se obrigatória por lei.
No âmbito do PNAE, o nutricionista atua no planejamento de cardápios; gestão de compras; treinamento e reciclagem de merendeiras e equipes de cozinha; supervisão do cumprimento do cardápio e do controle higiênico e sanitário; avaliação nutricional dos estudantes, dentre outras funções. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o município ainda não foi informado sobre o inquérito, e vai entrar em contato com o MP para maiores esclarecimentos.
Comentários sobre esse post