União das Entidades de Classe de Araçatuba e Região está realizando uma série de palestras com jovens da rede pública de ensino para conscientização sobre o voto. As palestras são ministradas pelos adolescentes da Ordem DeMolay e as Filhas de Jó Internacional para aqueles com mais de 16 anos de idade em que já é permitido votar. O projeto é uma parceria entre a UECAR, Ordem DeMolay e as Filhas de Jó Internacional.
“Chegou nossa vez de dar nossa contribuição para mudar esse estado de eleger mal. Todos falam que o brasileiro vota mal, mas se não fizermos campanha de conscientização, explicando o que é o voto, o valor dele, eles nunca vão aprender a votar”, explica o presidente da UECAR, Walter Ávila de Aguiar.
Para o membro da maioridade da Ordem DeMolay, Gustavo Storti Bertelli Alves, 21, o projeto surge “por conta da grande carência de informações acerca do nosso procedimento eleitoral. A conscientização do voto nada mais é que clarear a mente”.
Já para a Filha de Jó, Eduarda Fernandes Olsen, 20, “a proposta do projeto é realmente fazer com que a população, principalmente mais jovem, analise aquilo que lhe é proposto e faça a sua decisão sem qualquer tipo de doutrinação”.
Na visão dos organizadores, os brasileiros, principalmente os jovens, passam por um fenômeno de discussão e conhecimento político constante, “por conta disso é perceptível como os alunos estão instruídos e curiosos quando o assunto é o voto, talvez pelos escândalos e notícias em geral”, classificam.
“Por mais que a internet (principal fonte dos jovens) seja um mar de informações, falta o incentivo e o contato com um discurso motivador e agradável de como tudo isso está relacionado”, explica Eduarda. Segundo ela, “as palestras vêm sendo muito bem recebidas, visto que são apresentadas por grupos juvenis, tanto da Ordem DeMolay como das Filhas de Jó Internacional, por isso o resultado é ainda mais efetivo quando o jovem conversa com o jovem”.

Comentários sobre esse post