Secretaria divulga gabarito e provas do Saresp

Secretaria divulga gabarito e provas do Saresp

A Secretaria de Estado da Educação liberou o gabarito do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), avaliação de cerca de 2 milhões de alunos da rede estadual que aconteceu em 28 e 29 de novembro. Basta acessar o site www.educacao.sp.gov.br. Além do gabarito, a Secretaria liberou para consulta todas as provas, de todas as séries.

Além dos cerca de 2 milhões de alunos e seus pais, todos os 230 mil professores da rede estadual podem agora conferir as provas e o gabarito. Além disso, o site traz tabelas de especificação das habilidades avaliadas e seus respectivos gabaritos, roteiros de correção de Língua Portuguesa e de Matemática da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental, os questionários aplicados e os manuais utilizados na avaliação.

O Saresp 2007avaliou o ensino de todas as escolas da rede estadual que oferecem a 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio, nos períodos da manhã, tarde e noite.

“Conseguimos em pouco tempo disponibilizar os gabaritos e as provas. É importante que os pais tenham acesso, para verificar o que está sendo cobrado de seus filhos”, afirma a secretária de Estado da educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A avaliação aferiu o domínio das competências e habilidades básicas previstas para o término de cada série, mediante a aplicação de provas de Língua Portuguesa e de Matemática com a seguinte constituição.

Trata-se da mais importante avaliação já realizada no Estado, pois será o ponto crucial para o pagamento por desempenho, que a Secretaria iniciará em 2008. Cada escola será comparada a ela mesma, com o Saresp de 2007 e o Saresp de 2005 (outros indicadores ainda estão sendo definidos pelo governo do Estado). Ou seja, o Saresp de 2007 mostrará o desempenho das equipes e alunos em dois anos. Será o ponto de partida para definir metas para cada equipe escolar (as equipes receberão bônus salarial de acordo com a evolução da aprendizagem).

Além das provas, de língua portuguesa e matemática, foram aplicados questionários com a finalidade de efetuar estudos que orientem políticas educacionais visando à melhoria da qualidade do ensino. Os alunos responderam a um questionário socioeconômico e opinativo, e um questionário de gestão escolar e pedagógica foi aplicado a professores das séries e disciplinas avaliadas, a professores-coordenadores e aos diretores de escola.

Serviços


- Folha Imóveis
- Edição Digital (assinantes)
- Classificados
- Assine a Folha
- Grupo no Whatsapp





Edição impressa



- Assine a Folha
- Acesse a edição digital e anteriores (assinante)
- Experimente a edição digital por 15 dias

A Folha


- Sobre
- Diretrizes
- Expediente
- Contato
- Telefones
- Classificados
- Grupo no Whatsapp

Blogs da Folha


- A Morte sem tabus
- A vitória pela educação
- Coluna Ciência