Município participa da Semana Nacional da Voz

Município participa da Semana Nacional da Voz

O município de Lourdes, na região de Birigui, participa da Semana Municipal da Voz, desenvolvida pela ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz), em comemoração ao dia Mundial da Voz, que acontece hoje, dia 16. Até o final desta semana, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos vão prestar atendimento gratuito à população. As consultas estão sendo feitas na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Lourdes, no centro da cidade.

Segundo uma das coordenadoras da campanha, a médica fonoaudióloga Simone Ângelo de Souza, o objetivo é mostrar, tanto para as crianças quanto para os adultos, os cuidados básicos com a voz. Entre eles estão o ato de não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, manter o tom de voz em nível médio, beber água várias vezes ao dia, não forçar a voz quando em estado gripal e, principalmente, procurar um médico assim que perceber qualquer alteração na voz. Além da ABLV, a Campanha está sendo desenvolvida em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação de Lourdes.

Na terça-feira, de acordo com Simone, foram realizadas atividades e palestras educativas com as crianças da rede municipal de ensino. Para hoje, está programada uma passeata pelas ruas do município, onde serão distribuídas cartilhas, com dicas de como cuidar corretamente da voz. Para amanhã, será realizado o encerramento da Semana, com um concurso de canto, que terá a participação de estudantes das escolas municipal, estadual e particular da cidade.

NÚMEROS
Hoje, conforme levantamento da ABLV, o câncer de laringe é responsável por cerca de oito mil óbitos por ano. Desde que teve início, há dez anos, a Campanha atende a cerca de 40 mil pessoas em cada edição. Em Lourdes, o número de atendimento até agora é de 200 pessoas. A fonoaudióloga do município explicou que algumas doenças, como o próprio câncer de laringe, pólipos, nódulos, rouquidão e laringite, podem ser evitadas com exames preventivos.

A UBS de Lourdes fica na rua João Serafim da Silva Filho, nº 613, no Centro. Mais informações pelo telefone (18) 3699-1188, em horário comercial.






Edição impressa



- Assine a Folha
- Acesse a edição digital e anteriores (assinante)
- Experimente a edição digital por 15 dias

A Folha


- Sobre
- Diretrizes
- Expediente
- Contato
- Telefones
- Classificados
- Grupo no Whatsapp

Blogs da Folha


- A Morte sem tabus
- A vitória pela educação
- Coluna Ciência