Feira incentiva geração de renda no município

Feira incentiva geração de renda em Lourdes

A Prefeitura de Lourdes, a 60 quilômetros de Araçatuba, lança nesta sexta-feira (3) o projeto Feira da Amizade. No período das 17h às 22h, os visitantes terão a oportunidade de comprar hortifrutigranjeiros, laticínios e artesanato produzidos no município, na feira que está montada na Praça da Matriz.

A estrutura composta por barracas padronizadas será fornecida pelo município. A única contrapartida exigida dos expositores é que eles providenciem a limpeza do local logo após o encerramento da feira. A intenção do prefeito Franklin Quirino da Silva Neto (DEM) é incentivar a geração de renda, suprindo a carência de vagas de emprego no município, que não conta com indústrias.

INSCRIÇÃO
Pelo projeto, a feira deve acontecer sempre na primeira sexta-feira de cada mês. Só poderão participar produtores de Lourdes, mas, para isso, eles terão de se inscrever previamente na Divisão Municipal de Assistência Social, para ter direito de utilização de uma das barracas. Para esse primeiro evento já está confirmada a presença de 20 produtores.

Além deles, as Divisões da Prefeitura também têm direito a um espaço para comercializar salgados para serem consumidos na hora. O Fundo Social de Solidariedade vai expor trabalhos artesanais, feitos durante os projetos de capacitação envolvendo a população de baixa renda. A secretária do prefeito, Eliete Regina Resende de Alcântara, destacou que no local serão vendidos desde frangos caipira, ovos, verduras, doces em compota, variedade de queijos a peças de crochê, pinturas e artesanato em geral.

Ela contou que o projeto é do chefe do Executivo, que também é engenheiro agrônomo. "A feira já ocorreu há cerca de 10 anos, só que, por falta de incentivo, acabou deixando de existir", lembrou, destacando que agora ele está sendo relançada com a expectativa de se tornar um ponto de compras tradicional na região.

A abertura oficial da Feira da Amizade será marcada pela apresentação da Fanfarra Municipal de Lourdes. Alunos das escolas da cidade também farão apresentação de coral.

PRESERVAÇÃO
Ainda durante essa primeira feira, será lançada a campanha de preservação ambiental, que envolve a distribuição de sacolas retornáveis confeccionadas com tecido reaproveitado das cortinas da creche da cidade.

A população poderá retirar o objeto gratuitamente. O objetivo da campanha é conscientizar os moradores para que eles criem o hábito de levar as sacolas em suas compras em supermercados e mercearias da cidade.






Edição impressa



- Assine a Folha
- Acesse a edição digital e anteriores (assinante)
- Experimente a edição digital por 15 dias

A Folha


- Sobre
- Diretrizes
- Expediente
- Contato
- Telefones
- Classificados
- Grupo no Whatsapp

Blogs da Folha


- A Morte sem tabus
- A vitória pela educação
- Coluna Ciência